Trabalhadores do Call Center do Santander aprovam acordo aditivo

O Acordo de Trabalho Aditivo dos funcionários do Call Center do Santander foi aprovado por unanimidade em assembleia realizada no local de trabalho nesta quinta-feira. Com validade de dois anos – até 2019 – o documento garante a manutenção dos benefícios para estes empregados, independente de mudanças na legislação trabalhista.

As principais conquistas foram a nova regra para os intervalos e a redução da aderência mínima. Os breaks de 20 e 10 minutos passaram a ter limites, para evitar que um empregado tivesse suas pausas muito perto do horário de entrada ou de saída, o que levaria a um período muito longo de trabalho sem interrupção. A aderência, que é a observância aos horários programados para entrada, saída e pausa, passou a ter limites mais amplos. Esta mudança é importante porque, muitas vezes, o funcionário não consegue respeitar os horários por estar em atendimento, e, mesmo assim, tem sua nota de avaliação (AQO) rebaixada. Como a AQO é um fator importante para definir a remuneração variável, os trabalhadores saíam prejudicados.

Uma das vantagens de ter sido assinado um acordo de dois anos é regulamentação da remuneração em fins de semana e feriados e a regra das folgas. Com as mudanças na legislação estas regras ficam mais fluidas e os empregadores poderão impor jornadas longas e pagamento igual para todas as horas. O Acordo Aditivo garante que a jornada semanal dos empregados do call center não ultrapasse 30 horas, assegura o pagamento de horas extras nos feriados e fins de semana e determina a folga no dia subsequente.

Primeira vez

A realização da assembleia no próprio call center foi uma vitória importante. Os funcionários do setor dificilmente participam de plenárias no sindicato, muito em função dos horários de escala e também da dificuldade de acesso ao prédio onde funciona o teleatendimento. Mas, em resposta a uma reivindicação do Sindicato dos Bancários, o Santander concordou com a realização da assembleia em suas instalações e disponibilizou o auditório para este fim. “Conseguimos uma adesão significativa. O auditório ficou cheio”, relata a diretora do Seeb-Rio Fátima Guimarães.

A realização da plenária foi também uma oportunidade dos funcionários tomarem conhecimento das mudanças na legislação. A presidenta do sindicato, Adriana Nalesso, transmitiu informações sobre as transformações e foi feita a distribuição da Cartilha da Reforma Trabalhista elaborada pela Contraf-CUT.

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES