TARIFAS DE BANCOS VARIAM ATÉ 161%, MOSTRA PROCON

Pesquisa da Fundação Procon de São Paulo feita em fevereiro mostra que as tarifas bancárias cobradas em serviços e produtos podem variar até 160,87% entre um banco e outro.


Foi o que aconteceu com a tarifa de manutenção do cartão magnético de débito. O banco estadual de São Paulo Nossa Caixa cobra R$ 6,00 por mês, enquanto no privado Santander, o custo mensal do cartão sai por R$ 2,30. Essa diferença de quase 161% foi a maior encontrada pelo Procon nesse levantamento.
O custo médio de manutenção do cartão, entre os dez bancos pesquisados ficou em R$ 3,65, aumento de 16,64% em relação aos valores cobrados um ano atrás.
As instituições que fizeram parte da pesquisa foram Banco do Brasil, Banespa, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.
Segundo o Procon, a pesquisa baseou-se em perfil hipotético de cliente pessoa física, titular de conta corrente com cheque especial, que utiliza regularmente os principais serviços necessários à movimentação e controle de sua conta corrente, e que optou pela isenção do primeiro talão de cheques no mês.
Não foram considerados outros indicadores, como saldo médio, poupança, aplicações, empréstimos e seguros, entre outros, em virtude da variação promocional de descontos adotada pelos bancos.
Foram pesquisados alguns itens básicos: renovação do cadastro de pessoa física, manutenção da conta corrente ativa, renovação do cheque especial, remessa domiciliar de talão de cheques e manutenção do cartão magnético (função débito).
De acordo com o Procon, não é possível comparar os pacotes de serviços entre as instituições financeiras, devido à diversidade desses serviços.
O custo médio do envio de talões de cheques pelos Correios subiu 18,28% em um ano, atingindo R$ 4,58.
A renovação trimestral do cheque especial passou a custar em fevereiro R$ 19,43, um acréscimo de 5,54% sobre os preços de março do ano passado.
O Procon orienta os consumidores a acompanhar a tabela de tarifas bancárias vigente na instituição e a conhecer todos os pacotes ofertados, porque podem ser vantajosos ou não, conforme o volume de uso de cada cliente. Em caso de dúvida, o consumidor deve consultar o gerente da sua agência.

Fonte: UOL