Sindicatos procuram parlamentares sobre reestruturação do BB

A reestruturação do BB, que está afetando centenas de bancários em todo o país, terá opositores de peso. Esta é a intenção dos sindicatos dos bancários do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que estão contactando deputados, senadores e vereadores de suas bases para sensibilizá-los sobre os impactos das mudanças no banco.

O Seeb-Rio já abordou os senadores Lindberg Farias (PT/RJ) e Marcelo Crivella (PRB/RJ), o vereador Reimont (PT) e o deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ). No Espírito Santo, os sindicalistas já estão em contato com os senadores Ana Rita (PT/ES) e José Pimentel (PT/CE). Outros políticos estão sendo procurados para ajudar na luta contra o corte e transferência dos postos de trabalho. A ideia é convidar os parlamentares para uma conversa nas sedes das entidades para apresentar a situação e sensibilizá-los sobre a gravidade do problema.

O que é

A reestruturação de diversos setores do Banco do Brasil já vem ocorrendo há alguns anos e está numa nova fase. No Rio de Janeiro, o CSL – Centro de Serviços de Logística, que funciona no complexo do Andaraí, está sendo todo desmontado. Alguns postos de trabalho foram cortados, outros, transferidos para outros estados. Os funcionários do CSL têm a opção de acompanhar seus postos transferidos ou ser realocados na rede de agências. Há transtornos enormes em ambos os casos e redução salarial significativa em muitas situações.

Desde o início do processo de reestruturação o movimento sindical vem questionando o banco sobre as mudanças e seus impactos para os trabalhadores. Mas a direção do BB não negocia, limitando-se apresentar as medidas definidas unilateralmente.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES