Sindicatos da base protestam contra Reforma Trabalhista

10-11-17_angra

A Frente Ampla Sindical de Angra dos Reis, formada por diversos Sindicatos – Arrumadores, Bancários, Estivadores, Metalúrgicos, Petroleiros, Professores, Servidores, Vigilantes – realizou um ato na praça da Matriz. Às vésperas da entrada em vigor da Reforma Trabalhista que traz de volta a escravidão para os Trabalhadores Brasileiros. Houve distribuição de cartilhas explicando as mudanças perversas introduzidas pela reforma trabalhista e mostrando que os direitos estão sendo retirados pelo governo ilegítimo. Ao final do ato uma delegação de trabalhadores se dirigiu ao centro do Rio de Janeiro para participar do ato unificado. Na véspera, o Sindicato dos Bancários distribuiu a cartilha elaborada pela Contraf-CUT em todas as unidades dos cinco municípios de sua base.

10-11-17_campos

Em Campos houve protestos no Centro da cidade. Os dirigentes do sindicato dos Bancários saíram em passeata da sede da entidade. Com faixas e cartazes, ao som de banda de música e do Caveirão, seguiram até a Praça Quatro Jornadas, próximo à agência do Banco do Brasil, onde foi queimado o caixão de Temer e do governador pezão. Houve ato público no calçadão, que contou também com a participação de petroleiros, metalúrgicos, servidores estaduais, trabalhadores da construção civil e estudantes.

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro paralisou das agências do Centro da cidade. Outras categorias também paralisaram atividades, como petroleiros – que paralisaram a Reduque, em Caxias, e os terminais aquaviáriosda Bahia de Guanabara e da Baía de Ilha Grande – dos servidores da Fundação Oswaldo Cruz, das universidades federais (que começaram nesta sexta uma greve por tempo indeterminado), de hospitais federais e do Colégio Pedro II. Ao fim do dia, houve um grande ato público no centro. Os sindicatos dos bancários de Niterói e de Petrópolis enviaram seus sindicalistas para participar do ato na capital.

10-11-17_tere

Em Teresópolis o Sindicato dos Bancários realizou manifestação no centro da cidade. Com auxílio de carro de som, os dirigentes alertaram a população sobre os retrocessos trazidos pela reforma trabalhista. Também foi feita distribuição das cartilhas elaboradas pela Contraf/Cut, que explica como fica a CLT após a Reforma. Também participaram da manifestação alguns movimentos sociais e entidades civis, comoos servidores públicos municipais. O SindBancários Teresópolis percorreu também todas as agências de sua base, para distribuição da cartilha aos bancários.

O ato de Petrópolis, programado para acontecer no sábado, dia 11, foi adiado em função dos temporais que caíram sobre a cidade. Mas os movimentos sindical e social do município já programaram a realização da manifestação na próxima sexta-feira, dia 17.

Fonte: Fetraf-RJ/ES