Sindicalistas e BB fazem primeira reunião da mesa temática sobre Gedip

A Contraf-CUT e o Banco do Brasil realizaram nesta sexta-feira 21 de novembro, em Brasília, a primeira reunião da mesa temática sobre Gedip (Gestão de Disciplina e Perdas), que é um instrumento usado pelo banco para regular a responsabilização pecuniária dos funcionários em caso de falhas em serviço.

A Contraf-CUT foi representada pela Comissão de Empresa dos Funcionários e pelo banco Diretoria de Relacionamento com os Funcionários (Diref) e a Diretoria de Pessoas (Dipes).

O tema foi bastante abordado durante a Campanha Nacional dos Bancários e resultou nessa mesa temática, firmada no acordo coletivo.

O objetivo da reunião foi apresentar os questionamentos dos funcionários quanto ao caráter arbitrário da Gedip por desconsiderar formas de defesa e sempre haver responsabilização pecuniária.

Os funcionários apresentaram problemas no mau uso da ferramenta nos locais de trabalho, onde o risco do negócio é atribuído aos funcionários.

Desde que os primeiros debates aconteceram em meados do ano passado, foram sugeridas algumas mudanças de redação na instrução e o banco alterou os limites da Gedip, assumindo os casos que envolvam valores até R$ 600,00. Essa alteração, dentre outras, contempla mais de 95 % dos casos, segundo o banco.

Revisão

Os funcionários apresentaram a reivindicação de revisão dos processos conduzidos de forma arbitrária e sem chance de defesa, com a devolução dos valores. O banco informou que os processos já eram passíveis de recursos, mas se comprometeu a analisar os casos mais críticos que serão levados pelos sindicatos. “O banco informa que sempre houve a possibilidade de defesa, mas não tivemos notícia de nenhum desconto revertido. Um processo como este não pode ser implementado desta maneira, com falhas, para ser ajustado depois dos problemas terem ocorrido”, critica Sérgio Farias, representante da Fetraf-RJ/ES na CEE/BB.

O sindicalista acrescenta ainda que os sindicatos filiados devem fazer um levantamento da aplicação dos mecanismos do Gedip em suas bases e se houve apresentação de recurso. Os resultados desta sondagem deverão ser apresentados na próxima reunião da mesa temática para tratar do assunto.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa, as mesas temáticas são um instrumento muito importantes para o debate aprofundado de diversos temas e a Gedip é um assunto com muitos questionamentos. “Foi uma mesa importante, onde apresentamos os problemas apontados pelos funcionários e esperamos evoluir nas soluções. Os sindicatos farão novas reuniões com os funcionários para colhermos uma boa amostragem dos casos mais críticos envolvendo Gedip”, disse o dirigente.

Ao final da reunião, os sindicatos cobraram do banco pendências em relação ao acordo coletivo como a normatização das substituições no PSO e o histórico de contratações. O banco informou que já foram convocados 950 funcionários e que vai orientar os PSO sobre a substituição, que deve ser desde o primeiro dia de ausência do gerente de serviços do PSO.

Fonte: Fetraf-RJ/ES com Contraf-CUT