Sindicalistas cobram da Caixa medidas para evitar assaltos

A explosão do número de assaltos a agências da Caixa na região metropolitana do Rio de Janeiro mobiliza os sindicalistas do estado, que já se reuniram duas vezes com representantes do banco para discutir o problema. Uma reunião aconteceu em Brasília, no último dia 06, entre a Comissão de Empresa, a Fetraf-RJ/ES, o Seeb-Rio, o coordenador de negociações da Caixa, José Isaac Freitas, e o gerente nacional de segurança, Moisés Alves Ferreira. Na última quarta-feira, 11, novo encontro aconteceu na sede administrativa do banco no Rio.

O gerente de segurança, Moisés Alves, prestou alguns esclarecimentos, embora a maior parte das informações sobre investigações tenham que ser mantidos em sigilo. Alves informou que o banco tem imagens dos assaltantes, que estão sendo usadas nas investigações e no monitoramento das agências. “Hoje, podemos dizer que 100 % das agências são monitoradas e já temos aparelhos novos de CFTV (Circuito interno de TV) para substituição”, informa o gerente de segurança.

Outra medida adotada é a designação de um consultor especializado em segurança para cada Superintendência Regional. Os vigilantes e os Gerentes Gerais estão sendo orientados a seguir rigidamente os procedimentos de recomendados. “A ordem é que as portas giratórias sejam testadas diariamente antes da abertura das agências. Também é obrigatório que os funcionários passem pela porta ao entrar na unidade, porque pode acontecer de um bancário ser rendido por assaltantes e obrigado a passar com armas, como já aconteceu. E há também os detectores de metais portáteis, que estão disponíveis em todas as agências”, relatou Moisés. O gerente regional de segurança, Guilherme Nóbrega, também presente à reunião, esclareceu que a Caixa também está acelerando o processo de instalação de guarda-volumes e biombos para dificultar a ação das quadrilhas especializadas em “saidinhas”.

Além das medidas internas, a Caixa também está se articulando com as forças policiais. Todo o material já apurado pelo banco sobre os assaltos ocorridos, inclusive imagens das câmeras de monitoramento, foi entregue à Polícia Federal. O banco também já marcou uma reunião com o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, para discutir o assunto.

Fórum

O representante da Fetraf-RJ/ES na CEE/Caixa, Luiz Ricardo Maggi, cobrou a instalação do Fórum Regional de Condições de Trabalho, promessa feita na reunião de Brasília. O Acordo Aditivo da Caixa firmado em 2014 previa a criação de fóruns em Brasilia, Campinas, Curitiba, Fortaleza e São Paulo, mas a onda de assaltos no Rio de Janeiro levou o banco a concordar com a criação de um fórum no estado. Somente em janeiro de 2015, foram nove ocorrências na região metropolitana. Segundo Moisés Alves, no ano passado, das 49 ocorrências em agências da Caixa em todo o país, 20 % foram no Rio de Janeiro.

O Fórum Regional de Condições de Trabalho reúne as áreas de Segurança, Logística e Pessoas, numa ação integrada para resolver problemas específicos de cada região. “Além da segurança, o fórum vai tratar de problemas que envolvam estrutura e também conflitos nos locais de trabalho. O que não for resolvido regionalmente, será enviado à CEE”, esclarece Júlio Candido, diretor do Seeb-Rio. “A vantagem do Fórum é que as reuniões terão um caráter mais formal, com ata, o que é bom, porque poderemos cobrar o que foi registrado”, avalia o sindicalista.

A instalação oficial do Fórum ainda não aconteceu, mas os sindicalistas aproveitaram a reunião da última quarta-feira para cobrar. A expectativa é de que o fórum seja instalado nas próximas semanas.

Participaram da reunião os sindicalistas Paulo Matiletti (Seeb-Rio/Apcef), Neusa Iório (Seeb-Rio), Julio Candido (Seeb-Rio) e Luiz Ricardo Maggi (Fetraf-RJ/ES).

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES