Seminário do Macrossetor de Serviços organiza entidades para fortalecer movimento sindical

A CUT está organizando os macrossetores de Serviços, Indústria, Serviço Público e Trabalhadores Rurais para fortalecer a luta dos trabalhadores por áreas afins. Com os seminários por setor, estão começando a tomar forma as discussões que já vinham sendo feitas, em conformidade com a organização sindical internacional. O objetivo é dar conta da globalização das empresas e da organização do capital, unindo sindicatos de categorias e ramos que tenham relação entre si, para estabelecer agendas em comum e fortalecê-los para a luta.

Nos dias 03 e 04 deste mês foi realizado na sede do Dieese Nacional o 1º Seminário Nacional do Macrossetor Serviços, que reúne, além do Ramo Financeiro, representado pela Contaf-CUT, Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Comércio e Serviços da CUT (Contracs); a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); a Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV); a Federação Nacional dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Fenadados); a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão (Fitert); e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL).

Para Vinicius Assumpção, vice-presidente da Contraf-CUT, o grande objetivo deste seminário é debater novas formas de organização do movimento sindical. “Buscar ações em conjunto com os trabalhadores do setor de serviços, para fortalecer a capacidade de enfrentar os grandes desafios que a classe trabalhadora terá pela frente.”

A coordenação do Macrossetor promoveu um debate para a construção efetiva do Macrossetor da CUT. Além da e referendar a pré-coordenação que ficou encarregada de iniciar a organização, foi definido que serão montadas até o fim deste mês as comissões e as coordenações estaduais. “A estrutura precisa ser definida para viabilizar o trabalho e estabelecer as linhas de ação. Cada setor ficou também responsável por enviar todas as informações sobre sua estrutura para enviar ao Dieese, que vai mapear as categorias”, relata Marcos Alvarenga, presidente do Seeb-Petrópolis. “Também levamos para o seminário a experiência que temos no movimento sindical de Petrópolis, que reúne várias categorias”, acrescentou o dirigente.

A base da Fetraf-RJ/ES foi representada por Jorge Valverde (Seeb-Angra) e Marcello Azevedo (Seeb-Rio), além de Marcos Alvarenga e Vinícius Assumpção.