Seeb-Nit fecha agência assaltada do Itaú em S. Gonçalo

O Sindicato dos Bancários de Niterói e região fechou a agência do Itaú no bairro do Rocha, em São Gonçalo, nesta quinta-feira (16). Na véspera, dia 15, a unidade sofreu uma tentativa de assalto e os bancários, muito abalados depois da ocorrência, não tinham condições de trabalhar. Mesmo diante da situação, o Itaú se recusou a emitir a CAT para os bancários que foram vítimas da ação criminosa.

Os diretores Luis Cláudio Caju (presidente Seeb-Nit), Ildo Peres, Jorge Antônio Porkinho, Marcos Pacheco, Marco Antônio Oliveira, Luiz Henrique Couto (Fetraf RJ/ES) e Elisângela de Paula estiveram na unidade acompanhando os trabalhos de perícia e prestando auxílio aos bancários. A direção dos sindicato se reúne com o Itaú na próxima segunda-feira, 20, para discutir as medidas a serem tomadas para melhorar a segurança das agências e a assistência que deve ser prestada aos bancários.


 


Entenda o que aconteceu

Cinco assaltantes tentaram roubar a agência, que fica na Rua Salvatori, no Rocha, em São Gonçalo, na tarde de quarta-feira, 15. A ação aconteceu por volta das 15h45 quando oito homens armados com pistolas e revólveres chegaram em um Corolla prata e surpreenderam clientes e funcionários do banco. Outros dois, que estavam do lado de fora dando cobertura, conseguiram escapar. Segundo a polícia, o grupo rendeu seguranças e clientes, mas não chegou a realizar o assalto. Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), à paisana, monitoravam do lado de fora e entraram no mesmo momento na agência com os criminosos, solicitando o reforço em seguida e cercando o local. A quadrilha já vinha sendo investigada pela polícia, através de escutas nos celulares de integrantes do bando. 


 


Segundo a polícia, houve dois disparos no interior da agência, que teriam sido realizados pelos criminosos. Um dos tiros acabou acertando a vidraça do banco, por onde um dos suspeitos tentou fugir, mas acabou ferido no rosto pelos estilhaços. Seis suspeitos foram presos.


 


Com a intervenção da polícia, a ação acabou durando mais de duas horas. Bancários e clientes chegaram a ser mantidos como reféns pelos assaltantes e só foram liberados quando os bandidos se renderam. Testemunhas que estavam próximas ao local no momento do crime relataram os momentos de pânico.


 


“Eu estava lá dentro um pouco antes de tudo acontecer. Sou vendedor de salgados ali na outra rua e fui pegar alguns lanches para os funcionários. Na hora em que eu saí ouvi os disparos e fiquei sabendo que a agência estava sendo assaltada. Fui salvo por pouco”, relatou o ambulante enquanto acompanhava o desfecho da situação do lado de fora.


 


A rua rapidamente ficou lotada de curiosos que se aglomeravam na calçada e na porta da agência. Uma mulher disse que estava pronta para entrar no banco, minutos antes do assalto.


 


“Eu estava chegando na porta para entrar quando escutei o tiro e corri. Foi horrível. Estou com contas no bolso para pagar e dinheiro de outras pessoas. Graças a Deus deu tudo certo”, relatou a mulher aliviada.


 


Até o momento, a Polícia Civil ainda não divulgou os nomes dos suspeitos presos, nem o material e armamento apreendidos. Também não foi divulgado de onde os criminosos seriam.


 


Por volta das 18h, os criminosos começaram a deixar a agência em direção às viaturas, escoltados pelos policiais. Ao sair, o bando foi hostilizado por populares que acompanhavam do lado de fora o desfecho da operação, registrando com câmeras de celulares toda a ação.

Fonte: Fetraf-RJ/ES, com Seeb-Nit e informações do jornal O Fluminense