Seeb-Itaperuna denuncia bancos à Vigilância Sanitária

Depois de sete meses buscando junto aos bancos solução para os problemas com os sistemas de refrigeração das agências da região, o Sindicato dos Bancários de Itaperuna decidiu levar a situação para a esfera pública. A entidade enviou à Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária uma denúncia contra os bancos Itaú, Caixa e Santander. No ofício, o sindicato informa que a NR-17, do Ministério do Trabalho e Emprego, determina que a temperatura dos estabelecimentos bancários seja mantida entre 20ºC e 23ºC.


 


Mas o sindicato foi além e notificou a Câmara dos Vereadores sobre a abertura da denúncia. Por sua vez, o presidente da Câmara encaminhou ofício à ViSa, solicitando que o órgão tome providencias o mais rápido possível para sanar o problema.


 


Assim como em várias regiões do estado, também a base do Seeb-Itaperuna sofreu com problemas nos sistemas de ar-condicionado das agências de todos os bancos no último verão. Mas nas agências do Itaú, Caixa e Santander dos municípios de Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana a situação foi mais crítica. Houve até uma agência que chegou a ficar paralisada por uma semana. “Em outros municípios da base e em agências de outros bancos o problema foi pontual e rapidamente resolvido. Mas nestes três bancos em Itaperuna e em Bom Jesus do Itabapoana o problema se arrasta desde novembro. Fizemos muitas manifestações, reivindicamos a solução do problema junto aos superintendentes dos bancos várias vezes, mas o problema continuou”, relata Antônio Moreira de Freitas, diretor do sindicato.


 


Embora as temperaturas na região tenham caído com a chegada do outono, os problemas continuaram. “Há alguns dias, numa agência de Itaperuna, o gestor foi orientado a colocar ventiladores para permitir o funcionamento. Mas não permitimos que a agência funcionasse, já que o sistema estava completamente inoperante e a temperatura estava insuportável”, relata João Batista da Silva, presidente do sindicato. “Quando o ar-condicionado está funcionando parcialmente, até os bancários querem trabalhar, porque têm metas para bater. Mas com o sistema totalmente parado não há condição”, acrescenta Batista.


 


A Vigilância Sanitária já recebeu a denúncia e já foi pressionada pela Câmara dos Vereadores. O Sindicato dos Bancários está acompanhando o andamento da denúncia e já adianta que, se preciso, pretende contatar também a Vigilância Sanitária estadual. Para João Batista, o descaso com as condições de trabalho e atendimento é inaceitável diante da atual situação de bonança por que passam os bancos. “Os lucros voltaram a subir, só o Itaú lucrou R$ 5,7 bilhões no primeiro trimestre, e não pode colocar um sistema de refrigeração eficiente nas unidades? Isto é uma total falta de respeito, uma demonstração de que os bancos não levam a sério a saúde de clientes e funcionários”, completa o dirigente.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES