Santander pressiona bancários a não aderir à greve

Com o progresso lento das negociações entre o Comando Nacional e a Fenaban, o banco Santander já começou a campanha contra a greve entre seus empregados. Alegando que o período é importante no “ciclo de entrega do resultado”, pede que os empregados de “engajem” para evitar “interrupções desnecessárias. O comunicado, enviado através da intranet do banco para todos os funcionários, destaca que “o resultado fala mais alto”. A diretora de RH do Santander, Vanessa Lobato, assina a correspondência.

A linguagem corporativa faz o que é bonito ficar feio. “Eles querem insinuar que a greve vai impactar na PLR, porque o período é importante para fechamento do ano. Mas o Santander faz parte da Fenaban, e a Fenaban não oferece aumento real, nem garantia de emprego. Cobrar, eles sabem. Dividir o lucro através de uma remuneração decente, que é o que queremos, o banco não faz, ciritica Luiza Mendes, funcionária do Santander e diretora da Fetraf-RJ/ES.

Negociação

A oitava rodada de negociação acontece na tarde desta terça-feira, dia 21. Depois de uma rodada sem nenhuma novidade em relação à proposta anterior, o Comando Nacional espera que a Fenaban apresente algum avanço nas cláusulas econômicas, com aumento real. Também é expectativa dos bancários que a federação patronal se mostre disposta a incluir na convenção a garantia do emprego e o veto às contratações precárias e traga proposas para os quesitos relativos a saúde e condições de trabalho.

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES