SANTANDER DEMITE ÀS VÉSPERAS DO NATAL

O processo de demissões em massa no Santander Banespa, que atingiu mais de 600 bancários semana passada (principalmente aqueles com muitos anos de casa e próximos da aposentadoria), deve continuar essa semana. A reunião com a direção do Grupo, na última sexta-feira, não apresentou resultados, mas foi tirado um outro encontro, que será amanhã. Enquanto isso, os bancários estão se mobilizando em todo o país.

O banco, que deve fechar o balanço de 2005 com lucro próximo de 2 bilhões de reais, utiliza a exploração de funcionários e clientes para aumentar ainda mais seus lucros e, em alguns estados, está obrigando os bancários a trabalhar até altas horas da noite durante a semana e até aos sábados.

Na sexta-feira aconteceram manifestações em Florianópolis, Porto Alegre e Londrina, nas quais foi distribuído material informativo denunciando as demissões e uma carta aberta aos clientes e à população. Em São Paulo, os trabalhadores foram denunciar a intransigência, a ganância e a insensibilidade do Santander em uma festa de Natal patrocinada pelo Grupo.

Reunião hoje dos dirigentes do Santander da base da Federação, no Sindicato do Rio. Mais informações com Cleide Magno, no Sindicato.

 

Fonte: