PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL NO RIO

RIO – O Rio de Janeiro já está em clima de carnaval. Para te ajudar a curtir a folia nos blocos, nós do Blog Carnaval de Rua vamos oferecer em primeira mão uma lista com alguns dos agitos mais procurados pelos foliões. Vale lembrar que algumas informações foram recolhidas pela equipe do bamba Eliomar Coelho.

Então, nos encontramos em um destes. Até lá.

 

Imprensa Que eu Gamo – Dia 11/02 – Sábado – É o bloco dos jornalistas. Suas cores: vermelho e grafite. Concentração: Mercadinho São José, Rua das Laranjeiras esquina com Rua Gago Coutinho, a partir das 15h.

 

Nem Muda nem Sai de Cima – Dia 11/02 – Sábado – Faz seus ensaios no famoso bar da Dona Maria, na Rua Garibaldi. Suas cores: amarelo e vermelho. Concentração: Bar da Dona Maria, na Rua Garibaldi, a partir das 17h.

 

Spanta Neném – 11/02 – Sábado – Seu desfile é pela ciclovia da Lagoa. Cores: azul e amarelo. Concentração: Parque dos Patins, a partir das 16h.

 

Cutucano Atrás – Dia 11/02 – Sábado – A concentração do bloco acontece das 16h às 19h no quiosque localizado em frente ao Sindicato do Chopp do Leme. O bloco sairá às 19h01m, atravessará as duas pistas da Avenida Atlântica e retornará às 19h05 ao quiosque para a dispersão. Esta ano, o Cutucano irá homenagear os anões ilustres. Nelson Ned, Tatoo, os Sete Anões, Oompa Loompa e outros. A diretoria do bloco vai oferecer cinco cervejas para os dez primeiros anões que prestigiarem o desfile. Mais informações sobre o bloco e o desfile no site: www.cutucanoatras.com.br

 

Cordão Literário Carnavalesco Armazém do Manuel – 12/02 – Domingo – Concentração: Beco do Rato, esquina da Rua Joaquim Silva com a Rua Morais e Vale, às 15h

 

Bloco Segura para não cair – Dia 12/02 – Domingo – É o bloco da galera que freqüenta o Bar Estephanio´s. Os ensaios acontecem nos dois domingos anteriores à saída. Cores: vermelho, azul e branco. Concentração: no Bar Estephanio’s, Rua dos Artistas, 130, Vila Isabel, a partir das 16h.

 

Alegria Sem Ressaca – 12/02 – Domingo – Formada por médicos psiquiatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, ex-alcoólatras e ex-viciados, além de seus familiares e grupos de ajuda aos dependentes químicos. Ano passado, cerca de 500 pessoas participaram do desfile. Este ano o percurso será da República do Peru ao Posto Seis, pela Avenida Atlântica, em Copacabana. Concentração a partir das 10h.

 

Ih, é Carnaval! – Dia 16/02 – Quinta-feira – O bloco foi fundado há quatro anos por estudantes do Instituto de Economia da UFRJ e hoje é composto basicamente por economistas, moradores da Urca, universitários. Já falaram do bar Sujinho (2003), do Pinel no Elogio à Loucura de 2004, do Pão de Açucar em 2005 e agora cantam o enredo Tem Cego no Samba, lembrando o Instituto Benjamin Constant. Walter Alfaiate é o padrinho do bloco e estará no desfile, que conta ainda com ritimistas da Acadêmicos da Rocinha e deficientes visuais em sua bateria. Concentração às 18h no DCE da Praia Vermelha.

 

Simpatia É Quase Amor – Dias 18/02 – Sábado e 26/02 – Domingo – Este ano o bloco de Ipanema completa 22 carnavais. Os ensaios acontecem no Bola Preta, nos dias 21 e 28 de janeiro e 04 e 11 de fevereiro. Suas cores: amarelo e lilás. Concentração: Praça General Osório, em Ipanema, a partir das 17h.

 

Gigantes da Lira – Dia 18/02 – Sábado – O bloco é dedicado à criançada. Tem palhaços, malabaristas e outras figuras circenses. Concentração: Pracinha da Rua General Glicério, às 17h, em Laranjeiras.

 

Bloco do Baixo Tijuca – 18/02 – Sábado – Fundado por um grupo de amigos tijucanos para animar os freqüentadores dos bares da Praça Varnhagen, local conhecido como Baixo Tijuca, o bloco arrasta em torno de três mil componentes durante o desfile. A concentração para o desfile começa às 16h. O trajeto inclui a avenida Maracanã até a rua Barão de Mesquita, passando pela rua Major Ávila e voltando à Praça Varnhagem. Ensaio no dia 12, a partir das 18h na Praça Varnhagen.

 

Devassos da Cardeal – Dia 18/02 – Sábado – Animada roda de samba. Concentração: Bar do Galo a partir das 16h. Rua Cardeal D. Sebastião Leme, 140, Santa Tereza.

 

Suvaco do Cristo – Dia 19/02 – Domingo – O Suvaco continua escondendo o horário de seu desfile para evitar tumultos. Nos últimos anos tem saído mais cedo, por volta das 13h. Concentração: Bar Jóia, na esquina da Rua Jardim Botânico com Rua Faro.

 

Quem num Güenta bebe Água – 19/02 – Domingo – Desfila pelas ruas de Laranjeiras. Concentração: a partir das 14h, na adega do Juca, Rua Gago Coutinho, 37.

 

B. C. Bigode Esticado – Dia 19/02 – Domingo – Fundado em 1999, realiza campanhas beneficentes e já arrecadou quase cinco Toneladas de alimentos. Ensaios às quintas, sextas (19h), sábados (15h) e domingos na esquina da Rua Adriano com Magalhães Couto no Méier. O desfile do dia 19 é na Rua Dias da Cruz, com concentração a partir das 10h. O bloco pede aos foliões que colaborem com 1kg de alimento.

 

Discípulos de Oswaldo – Dia 22/02 – Quarta-feira – O bloco é formado por servidores da FIOCRUZ. Concentração: bar do Chico, na Rua Castro Tavares, 185, Manguinhos, a partir das 17h.

 

Esse é o Bom, mas Ninguém sabe – Dia 22/02 – Quarta-feira – Apadrinhado pelo Escravos da Mauá, o bloco desfila pelo quatro ano pelo Cosme Velho. Os ensaios são aos domingos às 18h na quadra dos Guararapes (próximo à saída do Rebouças) e qualquer um pode participar. A concentração é a partir das 18h30m, na quadra dos Guararapes.

 

Bloco Escravos da Mauá – Dia 23/02 – Quinta-feira – O bloco tem uma roda de samba que rola o ano inteiro no Largo São Francisco da Prainha, atrás da Praça Mauá. Suas cores: azul e amarelo. Concentração: Largo São Francisco da Prainha, a partir das 19h.

 

Banda da Rua do Mercado – dia 23/02 – Quinta-feira – Fundada, em 1999, por operadores da Bolsa de Valores e jornalistas da Gazeta Mercantil, na Praça XV. Nesta quinta-feira, a banda promove o Pagode do Pintado, na Rua do Mercado.

 

Badalo de Santa Teresa 24/02 – Sexta-feira – Desfila no mesmo dia do Carmelitas e ajuda a transformar as ladeiras de Santa em uma verdadeira Olinda Carioca. Concentração: Largo das Neves, a partir das 20h.

 

Rola Preguiçosa – Dia 24/02 – Sexta-feira – O bloco desfila pela orla da Lagoa, com concentração às 18h na esquina de Maria Quitéria com Epitácio Pessoa. Suas cores: branco e laranja. A madrinha é a atriz Zezé Mota.

 

Vem ni mim que eu sou Facinha – 24/02 – Sexta-feira e 28/02 – Terça-feira – O bloco é daqueles que não desfila, mas “fica”. Sua batucada é animada. Concentração: a partir das 17h, na Rua Prudente de Moraes, 10, Ipanema, lugar conhecido como “Largo das Facinhas”.

 

Boca que Fala – Dia 24/02 – Sexta-feir a – É o bloco do pessoal do SINTRASEF (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal). Concentração: no pilotis do prédio do MEC, a partir das 18h.

 

Bloco das Carmelitas – Dias 24/02 – Sexta-feira e 28/02 – Terça-feir a – Atrai uma multidão. Desfila pelas ruas de Santa Teresa. Ensaia todos os sábados de janeiro a partir das 19h, no mesmo local onde concentra. Cores: verde, vermelho, azul e amarelo. Concentração: bar do Serginho, Rua Dias de Barros esquina com Ladeira de Santa Teresa, a partir das 18h.

 

Concentra Mas Não Sai – Dia 24/02 – Sexta-feira – É o pioneiro dos blocos que não desfilam. Concentração: nos últimos anos foi na Rua Ipiranga, 54, no bar Severyna, a partir das 20h (confirmar).

 

Bloco do Bip-Bip – Dias 24/02 – Sexta-feir a – O bloco leva o mesmo nome do botequim de onde sai, reduto da boemia e do samba carioca. Suas cores são: vermelho e branco. Concentração: em frente ao Bip-Bip, Rua Almirante Gonçalves, 50, Copacabana. O bloco desfila ao primeiro minuto (00h01) do sábado de carnaval

 

Cordão da Bola Preta – Dia 25/02 – Sábado – A mais antiga agremiação em atividade no carnaval carioca. Arrasta uma multidão pelas ruas do Centro. Concentração: em frente à sede do Bola Preta, na esquina das Ruas Evaristo da Veiga e Treze de Maio, na Cinelândia, a partir das 9h.

 

Bloco do Barbas – Dia 25/02 – Sábado – O destaque do desfile é um carro pipa que dá banho nos foliões que renovam as energias para continuar na folia. Suas cores são o branco e o vermelho. Concentração: esquina das Ruas Assis Bueno e Arnaldo Quintela, em Botafogo, a partir das 14h.

 

Dois pra lá dois pra cá – Dia 25/02 – Sábado – O bloco foi fundado por Carlinhos de Jesus e reúne os dançarinos e amantes da dança de salão. Concentração: Casa de Dança Carlinhos de Jesus, Rua Álvaro Ramos, 11 a partir das 14h.

 

Laranjada Samba Clube – 25 /02 – Sábado – Fazendo jus à laranjada do nome, desfila em Laranjeiras. Suas cores são o laranja e o azul. Praça do chorinho, na Rua General Glicério, em Laranjeiras.

 

Turma do Gato – 25/02 – Sábado – Tradicional bloco de Pilares. Concentração: Rua Djalma Dutra, 16h

 

Cordão do Prata Preta – Dia 25/02 – Sábado – Desfila na Saúde. Concentração: a partir das 15h, Rua Sacadura Cabral, 375

 

Bloco Que Merda é Essa – Dia 26/02 – Domingo – Sai da frente do bar Paz e Amor, que fica na esquina das Ruas Garcia D’Ávila com Nascimento Silva, em Ipanema. Suas cores: marrom e branco. Concentração: a partir das 14h.

 

Bloco do Meu Kantinho – Dias 26/02 – Domingo e 28/02 – Terça-feira – É o bloco do centro cultural/escola de música para crianças com o mesmo nome. Sai cantando marchinhas carnavalescas pelas ruas da Penha Circular. Cores: vermelho, amarelo e branco. Concentração: meio-dia, na sede do Meu Kantinho – Rua Indígena, 62 – Penha Circular.

 

Bloco dos Coqueiros – Dias 26/02 – Domingo e 28/02 – Terça-feira – A Ilha de Paquetá também tem seu bloco. Cores: laranja, branco e verde. Concentração: a partir do meio-dia, na Praia dos Coqueiros.

 

Cordão do Boitatá – Dia 26/02 – Domingo – Tem atraído uma multidão, apesar de o horário e o local só serem divulgados em cima da hora. Desfila no Centro. Ano passado desfilou pela Sete de Setembro..Toca marchinhas, maxixes e frevos, ao som de uma orquestra de saxes, flautins e trombones.

 

É do Pandeiro – Dias 26/02 – Domingo e 28/02 – Terça-feira – Como diz o nome, sua bateria é composta só por pandeiros. Concentração: no Domingo, em frente ao antigo bar Semente, na Rua Joaquim Silva, Lapa. Na Terça-feira, no Jardim de Alah, em Ipanema, a partir das 17h.

 

Bloco de Segunda – Dia 27/02 – Segunda-feira – Desfila em Botafogo. Suas cores: branco, vermelho e azul. A camiseta pode ser adquirida no próprio dia do desfile. Concentração: Cobal do Humaitá (lado da Voluntários da Pátria), a partir das 17h.

 

Corre Atrás – Dia 27/02 – Segunda-feira – O bloco foi criado com a intenção de resgatar o velho carnaval de rua. Serão tocadas apenas marchinhas, além do hino do bloco composto por Edmundo Souto. Concentração às 12h no Bar Azeitona e Cia, na Rua Dias Ferreira. O desfile vai até a Praça Cazuza.

 

Rancho Flor do Sereno – Dia 27/02 – Segunda-feira – A idéia é reviver os antigos ranchos carnavalescos. Concentração: Avenida Atlântica, no Posto 6, 19 h.

 

Bloco da Ansiedade – 27/02 – Segunda-feira – É um bloco de frevos. Cores: rosa e prata. Concentração: Mercadinho São José, em Laranjeiras

 

Polvo da Ilha – Dia 27/02 – Segunda-feira – Fundada por amigos que queriam levar o carnaval ao bairro da Ribeira, na Ilha. Sairá da Ribeira indo ao Zumbi e daí volta à Ribeira em sentido contrário ao da ida. A concentração é às 10hs, no Bar do Savio, Ribeira, Ilha do Governador.

 

Bloco do Clube do Samba – Dia 28/02 – Terça-feira – Um dos blocos mais antigos e tradicionais do carnaval de rua da cidade. Suas cores: preto e branco. Concentração: Avenida Atlântica esquina com Santa Clara, a partir das 14h.

 

Bloco Meu Bem Volto Já – Dia 28/02 – Terça-feira – Desfila no Leme. Concentração: Avenida Atlântica, no início do Leme, a partir das 15h.

 

Maracangalha – 28/02 – Terça-feira – Concentração: Cobal de Botafogo, a partir das 16 horas,. Sua bateria é só de mulheres. Este ano o Bloco vai homenagear o Cantinho da Fofoca, tradicional local de Botafogo onde se reuniam os sambista do bairro.

 

Tramela – Dia 28/02 – Terça-feira – Desfila pelas ruas da Abolição. Concentração: Rua João Pinheiro esquina com Rua Teresa Cavalcanti, a partir das 16h.

 

Só Prá Ver o Que Vai Dar – Dia 28/02 – Terça-feira – O bloco desfila em Botafogo. Cores: Azul e Amarelo. Concentração: esquina das Ruas Arnaldo Quintela e Oliveira Fausto, a partir das 15 h.

 

Bloco Virtual – Dia 01/03 – Quarta feira – Desfila do Posto Nove ao Arpoador. Concentração: no Posto Nove, praia de Ipanema, a partir das 18h.

 

Bloco Suburbanistas – Dia 01/03 – Quarta-feira – Vai sair em Irajá – Concentração: 15 horas – IAPM – Rua Marinho Pessoa 65

 

Voltar Pra Que? – Dia 02/03 – Quinta-feira – Suas cores: azul e vermelho. Concentração: em frente ao Teatro Rival, no bar Carlitos, a partir das 20:30h.

 

Zumbi de Pilares – Todos os dias de carnaval – Anima o carnaval de rua de Pilares, juntamente com o Pagodão do Beco, a partir das 19h, no Largo de Pilares.

 

Bloco Bafafá – Dia 04/03 – Sábado – Outro que não desfila, mas fica concentrado na areia do Posto 9, em Ipanema, onde a festa rola ao som da orquestra do Cordão do Bola Preta e do DJ Franz.

 

Monobloco – Dia 05/03 – Domingo – Criado por Pedro Luís e A Parede, em 2000, o Monobloco é regido pelo maestro Celso Alvim e tem à frente os puxadores Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli (Cabeça de Nego e Digital Dub), Nunu da Mangueira (cantor/compositor e ex-diretor da bateria da Mangueira do Amanhã), além de Alexandre Fróes, no cavaquinho. Ensaios dias 10/02, 17/02, 24/02 e 03/03 (sextas-feiras) na Fundição Progresso. O desfile é do Posto 12, no Leblon, ao Posto 10, em Ipanema.

 


(Por Daniel Pereira e Miguel Conde – Globo Online – em 8/fev)

 

 

Fonte: