Petrópolis protesta contra aumento das passagens de ônibus

A população de Petrópolis fará nesta terça-feira, 27, uma caminhada em protesto contra o aumento das passagens de ônibus que foi autorizado pela prefeitura. A concentração será a partir das 15h na Praça da Inconfidência e o ato segue até a Câmara dos Vereadores. A manifestação está sendo convocada pelo movimento sindical petropolitano, com destaque para o Sindicato dos Bancários, movimento estudantil e sociedade civil organizada. Além do cancelamento do reajuste, o protesto também reivindica o fim da dupla função para motoristas e a redução do valor das passagens nos fins de semana.


 


As tarifas, que já haviam sido reajustadas em março de 2014, foram corrigidas mais uma vez no início do ano. As passagens, que custavam R$ 2,65 em janeiro de 2014, já estão custando R$ 3,20 depois do último aumento. “Em nove meses, são  mais de 20 % de aumento”, critica Iomar Torres, diretor do Sindicato dos Bancários de Petrópolis.


 


A Câmara dos Vereadores acionou a Justiça reivindicando que o aumento fosse cancelado. Foi ajuizada uma ação cautelar, sob argumento de que a decisão do prefeito de conceder o reajuste não havia cumprido os ritos previstos na Lei Orgânica do Município. O juiz de plantão acolheu a demanda e concedeu liminar suspendendo o aumento. Mas a prefeitura recorreu e o juiz da Vara Fazendária entendeu que os ritos haviam sido cumpridos e cassou a liminar, o que levou ao aumento das passagens. A ação foi enviada à sede do Tribunal de Justiça, no Rio de Janeiro, e aguarda apreciação.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES