Nova Friburgo: Sindicato realiza reunião sobre Funcef

O diretor para Bancos Federais da Fetraf-RJ/ES, Luiz Maggi esteve em Nova Friburgo no último dia 21, acompanhado do assessor da Fenae, Paulo Borges, para uma reunião com bancários da Caixa. O encontro aconteceu a pedido do Sindicato dos Bancários, em atendimento a uma demanda apresentada por funcionários da ativa e aposentados da base.

O assessor da Fenae falou sobre a estrutura da previdência pública e privada brasileira, discorreu sobre os planos da Funcef, mostrou os números e esclareceu sobre a situação atual. Um dos principais pontos abordados foi relativo ao equacionamento que está sendo feito para equilibrar as contas e cumprir a meta atuarial do fundo, para garantir os benefícios  de quem se aposentar.

Efeito cascata

A Funcef é o 3º maior fundo de pensão do país, tem mais de 130 mil participantes e assistidos, administra quatro planos diferentes e seu patrimônio passa dos R$ 56 bilhões. Mas, mesmo com este porte, vem passando por sérios problemas financeiros que têm preocupado o funcionalismo. Uma das explicações que os bancários friburguenses buscavam diz respeito à saúde financeira do fundo de pensão.

Acontecimentos recentes da política e na economia têm influenciado os investimentos em fundos de participação acionária – FIPs – nos quais a Funcef aplicou recursos para equilibrar as contas. Um dos grandes problemas foi a participação de quase 20% na sociedade da Sete Brasil, empresa que faria toda a gestão da produção de sondas para prospecção de petróleo do pré-sal. Em razão da suspensão dos investimentos da Petrobras e cancelamento das encomendas, a Sete Brasil desmoronou e acabou entrando com pedido de recuperação judicial. Outra grande perda foi relativa à participação acionária na OAS. Com a queda acentuada no valor de mercado da empresa após as denúncias contra seus principais executivos, os prejuízos foram gigantescos. O FIP Vale também não vai bem, já que os preços dos minérios estão em queda e o lucro da mineradora vem apresentando queda acentuada.

Com os investimentos nos FIPs em crise, restou à Funcef concentrar os recursos restantes em investimentos de renda fixa, de rentabilidade muito mais baixa e menor agilidade. Com isto, a meta atuarial não foi alcançada e foi necessário apelar para o equacionamento.

Eleição

Durante o encontro com os bancários de Nova Friburgo, foram apresentados esclarecimentos sobre as eleições para diretoria e conselhos da Funcef e distribuídos materiais relativos à Chapa 3 – Chapa do Participante. Sindicatos, entidades associativas do funcionalismo e as Apcefs de todo o país estão apoiando a legenda, que é composta por uma coligação de correntes políticas presentes no movimento sindical. Mesmo as tendências que não têm representantes na composição se comprometeram a apoiar a Chapa 3. “Além dos apoios políticos, é importante destacar que esta é uma chapa que tem representantes de todos os planos do fundo. Apoiamos estes companheiros não só por sua competência e compromisso com a Funcef, mas porque são pessoas que defendem a Caixa 100% pública e que sabem que, sem uma Caixa forte, não há Funcef forte”, destaca Maggi.
Fonte: Fetraf-RJ/ES