Nota de Repúdio

A FETRAF RJ-ES vêm em nome de seus sindicatos filiados que representam cerca de 40 mil bancários em nossa base, se posicionar a respeito das declarações do presidente Jair Bolsonaro, sobre a morte do estudante universitário Fernando Santa Cruz.

Ao afirmar em entrevista para a grande mídia que o pai do atual presidente da OAB Nacional não foi sequestrado por forças do governo, como está registrado nos documentos produzidos pela Comissão da Verdade, o presidente da república se utiliza de subterfúgios para distorcer a História dos que morreram na luta contra a Ditadura Militar.

E mais ainda, utiliza suas convicções ideológicas para encobrir os crimes cometidos durante 21 anos de governo contra a democracia, a liberdade e os direitos humanos.

Entendemos que tentar nesse momento ressuscitar a guerra de versões utilizadas contra os opositores ao regime ditatorial, que se abateu contra os defensores da Democracia, é reiterar a tortura e todas as desumanidades cometidas durante 21 anos de Estado de Exceção. Utilizando o exemplo do desaparecimento do estudante Fernando Santa Cruz, para desqualificar a história narrada por testemunhas da época, o governo tenta acirrar mais ainda os sentimentos de ódio que são disseminados na sua gestão.
Aproveitamos também para lembrar que o trabalho da Comissão da Verdade, entidade formada por renomados cientistas sociais desse país foi feito durante dois anos, de forma transparente e sem nenhum questionamento das instituições democráticas que desabonasse seus trâmites e conclusões.

Diante de tudo o que estamos assistindo, repudiamos todas as declarações presidenciais contrárias a nossa Constituição Federal, que prevê respeito a dignidade humana e a memória dos nossos mortos.

“Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”

Federação e sindicatos filiados