NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na última sexta-feira, 08, aos 91 anos, o ex-sindicalista bancário Degerando de Medeiros Ferreira, que foi diretor do Seeb-Rio em várias diretorias ao longo do período da ditadura e Tesoureiro da Fetraf-RJ/ES.

Degerando foi funcionário do banco Mercapaulo e integrante de um grupo de militantes forjado nos piquetes. Ficou famoso pela “Bandinha do Degê”, que levava para agitar a atuação dos sindicalistas e bancários de base nas portas das agências durante as greves. Degerando fez parte da diretoria que assumiu o Seeb-Rio em 1966, após a intervenção do Ministério do Trabalho, em substituição aos dirigentes históricos, que estavam presos e exilados. Nas décadas de 60 e 70, foi eleito, destituído, reintegrado e impedido de tomar posse de cargos de direção do sindicato, num período em que o Ministério do Trabalho interferia diretamente nas eleições e no funcionamento das entidades sindicais. Em 1979 foi Tesoureiro na chapa que derrotou a legenda dos interventores e reconquistou o sindicato, e realizou a primeira greve dos bancários na ditadura, em setembro daquele mesmo ano. Exerceu a função de Tesoureiro na Fetraf-RJ/ES entre 1987 e 2002.

O sepultamento do ex-sindicalista foi realizado no sábado, 09. A missa de 7º dia será na próxima sexta-feira, dia 15, ao meio-dia, na Igreja de Santa Rita (Largo de Santa Rita, s/nº – Centro).

A diretoria e os funcionários da Fetraf-RJ/ES lamentam a morte do histórico companheiro e enviam suas condolências à família.