NEGOCIAÇÕES COM O ITAÚ

Na última terça-feira, a COE Itaú teve reunião com a direção do banco, representada por Marcos Carnielli e Geraldo Martins. Na pauta estavam: PLR, AGIR, Previdência Complementar, Auxílio Educação, Enquadramento Sindical e Plano de Saúde/Odontológico (discutido em reunião separada).

Com relação à PLR, foi solicitado ao banco 5% a mais, devido ao grande lucro apresentado, mas os representantes afirmaram que já foram gastos cerca de R$ 179.000.000 no pagamento da PLR de 2004 e que é praticamente impossível que se pague algo além do estabelecido na convenção coletiva. Sobre o Programa AGIR, foram feitas reivindicações relativas a assedio moral, condições de trabalho, remuneração, contratação e saúde do trabalhador. Os demais pontos não tiveram debates aprofundados, por falta de tempo, mas foram encaminhadas as reivindicações de mais transparência e o fim da centralização no corpo gerencial e operacional do Auxílio Educação e de que o dirigente sindical possua o mesmo valor de referência dos funcionários da ativa. Com relação à Previdência Complementar, teve início a discussão sobre as fundações BANERJ E BEMGE e a questão de contribuição definida ou benefício definido.

Os representantes do banco afirmaram não ter proposta a apresentar, mas garantiram que as reivindicações seriam estudadas. Segundo Eduardo Facini, do Sindicato do Espírito Santo e representante da Federação na COE, abriu-se um canal permanente de negociação com o banco e já foi marcada uma segunda reunião, na qual já devem acontecer avanços. Eduardo lembra, no entanto, a importância de ter mobilização dos sindicatos no Dia Nacional de Luta do banco Itaú, que será dia 1º de dezembro e contará com material produzido pela CNB a ser distribuído pelos sindicatos.

Plano de Saúde – Os representantes do banco informaram que já estão providenciando as reivindicações do sindicato quanto ao credenciamento dos médicos, hospitais e clínicas a nível nacional e que já está sendo negociado com a Cassi e a Unimed um atendimento nacional. As reivindicações levadas ao banco na reunião foram que seja feita uma Pesquisa de Satisfação sobre a qualidade do plano de saúde e odontológico; que sejam desmembrados o plano de saúde do odontológico (para acabar com a venda casada); que a cobertura de sessões de tratamento terapêutico passem das atuais 12 por ano para 48 (uma sessão por semana); e ainda que o aposentado tenha o direito de optar por um plano familiar ou individual (será criado um grupo de trabalho para subsidiar e negociar o custeio do plano de saúde visando reduzir o atual custo e a modalidade de pagamento).

Nova Reunião – acontecerá, no Rio de Janeiro, outra reunião com os representantes do banco Itaú, no dia 6 de dezembro, às 10h. Os sindicatos devem enviar por escrito (em papel timbrado do Sindicato e assinado pelo representante da Entidade Sindical) um levantamento de todos os problemas pertinentes em sua base para a Federação ou para o Sindicato do Rio (fax: 21-2253-4539), neste caso, aos cuidados do Carlão (representante da Federação na Comissão de Saúde).

Fonte: