MINISTRO ANUNCIA LIVRE ACESSO AO PORTAL DA CAPES

Parte dos documentos e bases de dados presentes no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), que é restrito a 163 instituições brasileiras com ensino de pós-graduação, pode ser livremente acessada a partir de hoje. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (23), pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Segundo o ministro, um dos objetivos da iniciativa é integrar a política de concessão de bolsas de pós-graduação com as engenharias e a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce). Haddad afirmou que o livre acesso ao portal de periódicos da Capes poderá melhorar ainda mais o posicionamento do país no ranking da produção científica internacional. Hoje o Brasil responde por 1,8% da produção internacional de conhecimento, em comparação ao percentual de 1,5% registrado em 2002.
“A comunidade científica hoje respeita o portal da Capes, entende o portal como instrumento importante da produção científica. O número de periódicos voltados para a área das engenharias aumentou 232%”, observou Fernando Haddad.
Entre os dados relativos à Capes, durante os últimos cinco anos, apresentados pelo ministro, destaca-se o aumento no número de periódicos e de acessos: se em 2000 eram 1.800 publicações disponíveis e 9.000 acessos diários, em 2005 esses volumes saltaram para 9.500 e 80 mil, respectivamente.
As faculdades, universidades privadas, escolas técnicas, instituições de ensino e pesquisa, secretarias estaduais e municipais de educação, ciência e tecnologia, meio ambiente e saúde, e professores e estudantes de pós-graduação terão livre acesso a 1.050 publicações nacionais e internacionais.
Pelo portal, também é possível acessar bases de dados de instituições brasileiras e estrangeiras, em diferentes áreas, como é o caso da Embrapa, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e dos escritórios de patentes da União Européia e dos Estados Unidos.
O ministro explicou que as editoras concordaram em disponibilizar de forma gratuita as publicações que terão livre acesso. Ele ressaltou ainda que o “portal de acesso livre de periódicos da Capes está disponível para todo cidadão que tiver acesso à rede [mundial] de computadores”.
 
O endereço é http://acessolivre.capes.gov.br/.

 


(nota publicada em “Gestão de P&D online”)

 

 

Fonte: