Militantes acampam na Prefeitura de Petrópolis em protesto contra aumento de passagens

A Frente de Luta pelo Transporte Público de Petrópolis fez na tarde de terça-feira, dia 27, um ato em protesto contra o aumento das passagens que acabou com a ocupação da prefeitura. A passeata saiu da Praça da Inconfidência, passou pela Câmara Municipal e seguiu até o prédio da administração municipal. Foram montadas barracas nos jardins do edifício e os manifestantes permaneceram no local até o fim da manhã seguinte. A desocupação só aconteceu depois que o prefeito, que não está na cidade, enviou uma carta-compromisso na qual propôs a realização de uma reunião com os manifestantes na próxima segunda-feira, dia 02.

O ato público contou com a participação dos vereadores Anderson Juliano (PT), Silmar Fortes (PMDB), Pastor Sebastião (PSC) e Maurinho Branco (PTC). A atuação da Câmara Municipal tem sido forte desde o início, já que a casa chegou a entrar com uma ação cautelar na Justiça e obteve liminar cancelando o aumento. A prefeitura recorreu, a liminar foi cassada e o reajuste passou a valer.

Os edis petropolitanos estão, agora, tentando uma estratégia para mudar a forma como os reajustes são concedidos. O vereador Anderson Juliano (PT) propôs uma Emenda à Lei


 


 Orgânica do Município que prevê a transferência da competência dos reajustes de tarifas de transporte para a Câmara. Hoje, os aumentos são definidos por decreto do prefeito. “A emenda prevê também outras medidas importantes para dar mais transparência à concessão de reajustes. Por exemplo, exige que, além das planilhas de custos, sejam enviados também todos os documentos e estudos que consubstanciam as planilhas, como as folhas de pagamento. Outra medida é que o índice de remuneração do capital, previsto na planilha, seja condicionado à qualidade do serviço, que deverá ser avaliada através de pesquisa com os usuários. A proposta também prevê que todo o processo de apreciação das planilhas e concessão do aumento seja submetido a audiências públicas”, explica Juliano. A proposta de emenda já foi recebida pela mesa diretora, mas só vai tramitar depois de avaliada pela população em audiências públicas. A primeira ocorreu já na noite de quarta-feira, dia 28.

Pleito geral

Segundo Marcos Alvarenga, presidente do Sindicato dos Bancários de Petrópolis, o prefeito Rubens Bomtempo está tentando transformar a discussão numa rixa política. “Ele está tentando fazer as pessoas acreditarem que alguns vereadores da oposição estão usando os movimentos sociais, principalmente os estudantes, como massa de manobra. Mas o cancelamento do reajuste das passagens é uma demanda de toda a população de Petrópolis”, relata o sindicalista.

A Frente de Luta pelo Transporte Público de Petrópolis é composta por sindicatos, movimento estudantil e diversas entidades dos movimentos sociais. Os manifestantes reivindicam não só o cancelamento do reajuste das tarifas – que subiram 20,8 % desde março de 2014 – mas também o fim da dupla função para motoristas e a redução do valor das passagens nos fins de semana.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES