MEIRELLES FAZ BALANÇO DA ECONOMIA BRASILEIRA NA BASILÉIA

BRASÍLIA – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, fez, neste domingo, um balanço sobre a economia brasileira durante sua gestão à frente da autoridade monetária, que começou em 2003, no primeiro dia da reunião bimestral do Banco de Compensações Internacionais (BIS), na cidade de Basiléia, na Suíça.


Durante sua fala, que aconteceu no painel fechado sobre mercados emergentes, ele também tratou sobre os desafios do sistema de meta de inflação, informou a assessoria de imprensa do próprio BC.


Entre outros, Meirelles chamou a atenção para os resultados positivos da economia brasileira, como o fato de a inflação estar pelo terceiro ano consecutivo em queda. Meirelles, que teve como platéia presidentes dos principais bancos centrais do mundo, lançou mão dos números divulgados no último relatório de inflação do BC, de dezembro. O documento, entre outros, prevê que o IPCA de 2006 deverá ficar em 3,8%, abaixo da meta do governo de 4,5% para o período.


Meirelles, dentro do evento do BIS, também participou da reunião – que acontece todos os anos e também fechada – com seus colegas e presidentes de oito bancos privados, como o HSBC. Neste caso, os executivos “trocam experiências”, explicou a assessoria do BC brasileiro, que não tinha mais detalhes sobre o encontro.

No terceiro e último evento do dia, também restrito, Meirelles tratou sobre os rumos da economia global em geral, com cerca de 20 presidentes de bancos centrais do mundo todo. A reunião do BIS termina hoje e Meirelles deve apenas participar como ouvinte, sem fazer novas apresentações. Ele também ficou de dar uma entrevista coletiva para fazer balanço do evento.


(Por Patrícia Duarte – O Globo – 08/01/2006)

 

 

Fonte: