Macaé: Justiça reintegra bancária demitida com B-91

A bancária Sandra Andrade Valente reassumiu suas funções na última segunda-feira, dia 16, depois que a Justiça Trabalhista determinou sua reintegração. Sua demissão foi feita durante gozo de benefício previdenciário acidentário e o departamento jurídico do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região auxiliou a trabalhadora no processo contra o empregador, o banco Itaú.

Sandra trabalhava no Itaú, oriunda do Bemge – privatizado em 1998 – e foi demitida em abril de 2014 enquanto estava em licença por acidente de trabalho. Seu benefício B-91 só terminaria em maio e, pela lei, a trabalhadora ainda teria 12 meses de estabilidade após o retorno às suas funções. Mas o banco a demitiu mesmo assim.

O Sindicato dos Bancários de Macaé entrou em contato com o banco para tentar reverter administrativamente a demissão de Sandra, mas só obteve negativas, mesmo diante da dispensa ilegal. Foi preciso, então, recorrer à Justiça.

No dia 13 de março a juíza Veronica Ribeiro Saraiva, da Vara do Trabalho de Macaé, proferiu a sentença determinando a reintegração da bancária, estipulando a incidência de multa em caso de descumprimento da decisão. Na segunda-feira, 16, Sandra reassumiu seu emprego, acompanhada de dirigentes do Sindicato dos Bancários.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES