Governador do Rio veta projeto e mantém bancários em situação de risco

Legenda: Ao vetar o PL 184-A/2015, o governador Pezão respalda a postura dos bancos de colocar a vida dos bancários e de suas famílias em risco

 

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, vetou o projeto de lei 184-A/2015 que proíbe os bancários de serem os responsáveis pelo porte de chaves dos cofres e portas de agências em que trabalham. A proposta havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no último dia 3. De autoria dos deputados Paulo Ramos (PSOL-RJ) e Carlos Minc (sem partido), a proposta impede, ainda, que os bancários transportem numerário, o que deverá ser feito unicamente por carros-forte. Só este ano, 18 bancários foram sequestrados ou assaltados porque são obrigados pelos bancos a levarem a as chaves dos cofres para casa . Há casos em que até as famílias dos funcionários sofrem violência dos bandidos.

“É lamentável a decisão do governador, que, mais uma vez, demonstra que não tem nenhuma preocupação com a vida das pessoas. Da mesma forma que tenta aprovar um pacote que pune a população e os servidores estaduais em função de uma crise criada pela corrupção de seu governo e de Sérgio Cabral, Pezão agora resolve bajular os banqueiros, não aprovando uma proposta que protege a vida dos bancários”, critica a presidenta do Sindicato, Adriana Nalesso. O objetivo do projeto, antiga reivindicação da categoria, é reduzir o risco dos sequestros, fazendo com que estas funç& otilde;es sejam realizadas por empresas especializadas em segurança, já que os bancários não são contratados para exercer este tipo de atividade.

 

 

Fonte: Seeb RJ