ES: Sindicato vai às ruas em defesa da Justiça do Trabalho

Foto: Sérgio Cardoso

Após declaração do presidente Bolsonaro sobre possível extinção da Justiça do Trabalho, entidades sindicais se uniram em defesa da instituição criada para assegurar os direitos dos trabalhadores

O Sindibancários/ES se uniu a centrais e outras entidades sindicais na manifestação em defesa da Justiça do Trabalho, realizada na tarde desta segunda-feira, 21, no Centro de Vitória. O ato foi em protesto contra a declaração do presidente Bolsonaro, no início deste mês, sobre uma possível proposta de extinção da Justiça do Trabalho.

Além de ser mais um ataque direto aos trabalhadores, o fim da Justiça do Trabalho representaria um profundo retrocesso na garantia dos direitos humanos e da dignidade dos trabalhadores, assegurados na Constituição Federal de 88. Após por fim ao Ministério do Trabalho, Bolsonaro quer ampliar o desmonte das instituições criadas para garantir o direito dos trabalhadores.

“O fim da Justiça do Trabalho seria uma sequência do processo de retirada dos direitos dos trabalhadores, iniciada com a reforma trabalhista. Não podemos permitir mais esse ataque. Mesmo com todas as críticas que temos à Justiça do Trabalho, ela é uma importante instituição para assegurar minimamente os direitos da classe trabalhadora. Além de luta política, às vezes também precisamos travar uma luta jurídica para garantir a dignidade dos trabalhadores, e nesse processo a Justiça do Trabalho é fundamental”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES, Jonas Freire.

Caso a ameaça de Bolsonaro seja concretizada, haverá um aumento da precarização das condições de trabalho, de situações de trabalho irregulares, como trabalho infantil e escravo, dos acidentes e doenças ocupacionais, além de casos de assédio moral e sexual contra os trabalhadores.

“É importante que todas as entidades apoiem esse movimento em defesa da Justiça do Trabalho. Essa instituição é hoje o único espaço que temos para lutar, no âmbito judicial, por aqueles direitos que foram sonegados pelo patrão. O que o governo e seus aliados querem é impedir que o trabalhador acesse e brigue pelos seus direitos na Justiça. Por isso, apoiamos esta manifestação e vamos continuar lutando para defender os direitos dos trabalhadores”, destacou o diretor executivo da Intersindical, Idelmar Casagrande.

O ato teve início no Centro de Vitória e seguiu até o prédio das Varas do Trabalho, no Parque Moscoso.

 

Fonte: Seeb-ES