Dirigentes do Bradesco no RJ definem reivindicações para Encontro Nacional

Reunidos na sede da Fetraf-RJ/ES no último dia 22, os dirigentes do Bradesco e HSBC no estado do Rio de Janeiro definiram as principais reivindicações que serão encaminhadas ao encontro nacional. Os trabalhos seguiram a segmentação orientada pelo Comando Nacional e foram divididos em temas específicos, para os quais foram definidas propostas. “No encontro Interestadual  foram debatidos temas como Emprego, Saúde e Condições de Trabalho e a unificação das minutas específicas do Bradesco e do HSBC”, relata Euclides Neto, coordenador da COE interestadual do Bradesco e secretário de Bancos Privados da Fetraf-RJ/ES.

O tema do Emprego ganhou importância em razão do acelerado ritmo de corte de vagas no setor bancário. “A última Pesquisa do Emprego Bancário realizada pela subseção do Dieese na Contraf/CUT aponta que os bancos fecharam mais de 8.500 postos de trabalho entre janeiro e maio, o que representa um aumento de 87,5% em comparação com o mesmo período de 2016”, informa Euclides Neto. Além do fim das demissões, a reivindicação específica da base do RJ é que a transferência de funcionários seja precedida de discussões com o empregado e com o movimento sindical, a fim de preservar a disponibilidade do bancário e o seu bem estar e de sua família.

Quanto ao item Saúde, os bancários reivindicam que haja emissão de CAT para todos os empregados que sofrerem de doenças ocupacionais provocadas por esforços repetitivos ou que tenham passado por tentativas, ameaças ou sequestros e assaltos consumados. É reivindicado também que os funcionários que se vejam obrigados a fazer tratamentos com uso contínuo de medicamentos recebam ajuda de custo do banco para este fim. Os bancários também consideram importante garantir o cumprimento da NR-17, que trata de condições e ambiente de trabalho e regulamenta itens como nível de ruído, temperatura e iluminação dos locais de trabalho, uso de mobiliário adequado e pausa para funções que exijam esforços repetitivos.

A questão da unificação das minutas específicas do Bradesco e do HSBC também foi abordada. Ficou definido que será reivindicada a realização de campanhas de adesão de novos associados à AB – Associação Brasil, inclusive com abertura para adesão de todos os funcionários do grupo. Será reivindicado também que o Bradesco assuma o aporte financeiro que o HSBC fazia mensalmente para a AB, que garantia a sustentabilidade da associação com a cobrança de mensalidade baixa e oferta de variadas opções de lazer e esporte aos funcionários.

O Auxílio Educação é outro ponto considerado importante. O Bradesco vem firmando convênios com instituições de ensino superior e cursos, mas a maioria fica em São Paulo. Mas, mesmo que seja corrigida esta distorção, a celebração de convênios não contempla a antiga reivindicação do funcionalismo do Bradesco por ajuda de custo para a formação superior. De todo modo, os dirigentes do estado do Rio de Janeiro reivindicam que o banco forneça um levantamento sobre os convênios já realizados.

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES