Dia Nacional de Luta contra as Demissões será nesta quinta (15)

Nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, bancárias e bancários de todo o Brasil realizarão o Dia Nacional de Luta contra as Demissões nos bancos.

Mesmo ferindo estabilidades garantidas em legislação e convenção coletiva/ACT como, por exemplo, a demissão de bancárias gestantes, os bancos Bradesco, Itaú e Santander vem, sistematicamente, demitindo trabalhadores e trabalhadoras neste momento de descontrole da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Muitas destas demissões são feitas através de ligações telefônicas e outras atingem a totalidade de departamentos, com a clara finalidade de terceirização das atividades.

Após o debate realizado pelas Comissões de Empresas destes bancos, foi instituído o Dia Nacional de Luta, que tem como mote a “Defesa do Emprego e Contra as Demissões”.

A participação de todos os sindicatos que compõem da base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, de todas suas diretoras e diretores, assim como de bancárias e bancários, é de fundamental importância para os bancos se sensibilizarem e se sentirem pressionados.

Além dos atos, manifestações e protestos presenciais, ocupar as redes sociais é outra maneira eficaz de atingirmos nosso objetivo neste dia de luta: pressão nos bancos, fazer com que clientes e funcionários saibam que postura os bancos estão tendo nestes tempos de pandemia.

Participem!