Desemprego mundial atinge 191,8 milhões em 2005

GENEBRA – O crescimento econômico mundial não parece ser suficiente para reduzir o desemprego e as taxas de pessoas sem trabalho atinge 191,8 milhões em 2005, o maior número já constatado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) desde o início de seus registros.

Nunca tantas pessoas estiveram desempregadas como agora e, segundo o diretor da OIT, Juan Somavia, “o mundo enfrenta uma crise de proporções enormes”. A América Latina registrou o maior crescimento do desemprego entre todas as regiões no ano passado.

Segundo a OIT, entre 2004 e 2005, o número absoluto de desempregados aumentou em 2,2 milhões de pessoas, embora a taxa tenha se mantido em 6,3% da população mundial, percentual igual ao de 2004. Nos últimos dez anos, o exército de desempregados no mundo ganhou 34,4 milhões de novas pessoas.

De acordo com os analistas, o problema é que os Governos não conseguem transformar o crescimento de seus PIBs em aumento de postos de trabalho nem de salários. Parte desse problema estaria sendo causado pela alta dos preços do petróleo.

Em 2005, a economia mundial cresceu 4,3%, mas apenas 14,5 milhões de pessoas no planeta conseguiram sair da linha da pobreza, definido pela ONU como uma situação em que um trabalhador ganha menos de US$ 1 por dia. Hoje, mais de 500 milhões de pessoas ainda vivem nessa situação.

O problema, portanto, não é apenas a criação de postos de trabalho, mas a falta de capacidade mesmo daqueles que trabalham de ganhar o suficiente para se manter. Dos 2,8 bilhões de trabalhadores no mundo hoje, 1,4 bilhão não contam com um salário para tirar suas famílias da extrema pobreza. O pior é que essa taxa ficou inalterada nos últimos dez anos.

Por isso, o chefe do Departamento de Estratégias de Emprego da OIT, Lawrence Jeff Johnson, questiona a criação de empregos no Brasil. O Governo anunciou um aumento de 1,2 milhão de novos postos de trabalho no país em 2005. “É bem possível que os números sejam o que o Governo diz, mas a questão é saber que tipo de emprego está sendo gerado e se esses trabalhos geram uma renda”, disse Johnson.

Segundo a OIT, o maior crescimento do desemprego no mundo no ano passado foi registrado nos países latino-americanos. Entre 2004 e 2005, 1,3 milhão de pessoas perderam seus empregos e não conseguiram voltar ao mercado. Por isso, a taxa de desemprego aumentou em 0,3% e atingiu a marca dos 7,7% da população da região.

 


(Fonte: Agência Estado)

 

 

Fonte: