Defesa da justiça do Trabalho mobiliza juízes, procuradores e advogados

Atos regionais aconteceram em 34 cidades nas cinco regiões do país. Ato Nacional será dia 05/02

Mais de 30 cidades em todo país sediaram manifestações em defesa da Justiça trabalhista e da integridade do sistema constitucional de proteção dos direitos sociais.

Organizados pelas Amatras e pelas associações de advogados trabalhistas de todo o Brasil, e apoiados pela Anamatra, as manifestações aconteceram em 34 cidades, nas cinco regiões do país. No próximo dia 5 de fevereiro, o movimento será ultimado com o Ato Nacional em defesa da Justiça do Trabalho, em Brasília.

Em São Paulo, juízes, procuradores, advogados e servidores da Justiça do Trabalho l reuniram-se, a partir das 10 horas da manhã, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, na zona oeste da capital. Os discursos e as palavras de ordem apontaram os equívocos nos discursos de extinção da Justiça do Trabalho e pediram vida longa à Magistratura do Trabalho. Concentraram-se quase 3.000 pessoas participando do ato, segundo os organizadores.

O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, subiu ao trio e esclareceu que a Justiça do Trabalho, segundo o Conselho Nacional de Justiça, é a mais célere e efetiva do país.

“ Somos o ramo do Judiciário que mais realiza conciliações, fomos os primeiros a virtualizar 100% dos processos novos e conquistamos em 2018, dos 30 selos “ouro” distribuídos pelo CNJ aos tribunais do país, 17 – mais da metade – foram outorgados a tribunais do trabalho. Todos esses números, referidos pelo Relatório “Justiça em Números” do ano passado, só refletem que o grande ganho que a Justiça do Trabalho oferece à sociedade é a pacificação social. A função da Justiça do Trabalho não é dar lucro ao Estado, mas garantir direitos constitucionais e segurança jurídica”, reforçou Feliciano no ato na capital paulista.

Ato Nacional

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Anamatra, a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT, a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, representante de todas as associações regionais filiadas irão reunir juízes do Trabalho, os procuradores do Trabalho, os advogados, os servidores da Justiça do Trabalho e todos os demais concidadãos, no dia 5 de fevereiro, para que reconhecem o papel histórico e a imprescindibilidade da Justiça do Trabalho. A manifestação será em Brasília, às 14h.

 

Fonte: Anamatra