CUT-RJ realiza Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora

As mulheres sindicalistas das entidades filiadas à CUT realizam no próximo dia 25 de fevereiro o Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora. O evento será realizado na sede da CUT-RJ, das 09h às 18h. Todos os sindicatos cutistas que estiverem em dia com suas obrigações financeiras para com a central podem enviar representantes.


 


O objetivo do encontro é discutir a atual situação das mulheres trabalhadoras e dirigentes sindicais e definir ações conjuntas para eliminar a discriminação e aumentar a participação feminina na vida política e social. O evento também servirá para montagem da delegação que vai representar o estado do Rio de Janeiro no Encontro Nacional, que acontece em Brasília entre 27 e 29 de março.


 


Os encontros regionais e nacional da mulher trabalhadora deste ano têm uma importância maior que os anteriores porque uma grande mudança se aproxima. Em 2015 a direção da CUT deverá ser formada obedecendo o critério de paridade, isto é, 50 % dos cargos serão ocupados por mulheres e 50 % , por homens. Será a primeira vez que a Central montará uma diretoria com participação igualitária – até a última eleição, a participação feminina mínima era de 30 % . “É um passo importante para consolidação do papel das mulheres no movimento sindical e na política. E também é a oportunidade das entidades representativas da classe trabalhadora refletirem a realidade do mercado de trabalho brasileiro, já que a participação das mulheres continua aumentando”, pondera Iracini da Veiga, diretora para Questões da Mulher da Fetraf-RJ/ES.


 

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES