CRESCE A PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A preocupação com a sustentabilidade e a necessidade de adequação a normas ambientais faz com que as edificações ecologicamente corretas se proliferem em Santa Catarina. As principais atitudes que as construtoras vêm adotando incluem trabalhos de análise ambiental prévia e projetos de empreendimentos com medidas que diminuem os impactos ao meio ambiente. A incorporadora Condomínios Inteligentes, por exemplo, está construindo seis condomínios de alto padrão em Florianópolis, todos buscando soluções que aliam tecnologia construtiva e preservação ambiental.

Os empreendimentos contam com sistema de tratamento de esgoto, que transforma os efluentes em água em condições de ser aproveitada para irrigar jardins ou ser lançada no lençol freático. Outra preocupação da empresa é com a preservação da vegetação local, que quando não é mantida, é relocada. Muito do material extraído também é reaproveitado, como as pedras, por exemplo, que viram muros.

O recém-lançado Floripa Loft Canajurê, em Canasvieiras, terá apenas 20% do terreno ocupado por área construída. O Saint Barth Residence, em Cacupé, ocupa uma área total de 82 mil metros quadrados, sendo mais de 60% destinada à preservação ambiental. O projeto, totalmente integrado à topologia e vegetação locais, inclui um bosque de 38 mil metros quadrados inserido no condomínio, com trilhas ecológicas, mirantes, jardins, córrego e até um orquidário.

A iluminação segue o conceito de preservação ambiental, aproveitando o terreno em declive para a disposição de pequenos postes de eucalipto. Na área de recreação, de uso comum, será instalado um setor esportivo com quadra de tênis de saibro, playground com brinquedos ecológicos, quiosque e espaços de lazer.

Um trapiche com capacidade para receber embarcações de até 70 pés, construído em parceria com o velejador Amyr Klink, vai abrir espaço para embarque e desembarque de passageiros em Cacupé. A construção tem uma parte fixa e outra flutuante, e sua estrutura não interrompe a faixa de areia.

 


(Fonte: http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=v07 – em 18/jan)

 

 

Fonte: