Conferência Estadual de Saúde da Cassi elege Conselho de Usuários

Aconteceu no último dia 09, na AABB-Lagoa, a X Conferência Estadual de Saúde da Cassi. O tema do encontro foi “O desafio do modelo de atenção integral à saúde”. durante o evento foram também eleitos representantes junto ao Conselho de Usuários.

d40c9-whatsapp-image-2017-11-09-at-16.20.34[1]O diretor eleito de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi, Wiliam Mendes, esteve presente ao evento e defendeu a ampliação do modelo de Estratégia da Saúde da Família da Cassi, com o uso da Atenção Integral à Saúde nas CliniCassi. Wiliam mostrou, através de gráficos, que os gastos são menores para os atendidos pelo programa, cerca de 51.821 vidas. E defendeu a expansão do programa para o restante (401.693 vidas). Para isto, teriam que ser criadas mais unidades de CliniCassi. Enfatizou que a Estratégia Saúde da Família e as CliniCassi não podem perder o conceito de solidariedade que caracteriza o plano.

O diretor eleito de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, Humberto Santos Almeida, tratou do assunto: “Cassi e seus Desafios”. Para ele, a Cassi, por ser um plano de autogestão – que não existe para dar lucro, nem é excludente – deveria ser tratado de forma diferente das demais operadoras do mercado. Disse que em conjunto com a Unidas, a Cassi vem fazendo um debate no Congresso Nacional para mudar a legislação para que passe a tratar de forma diferente estes dois tipos de planos.

Já o diretor Dênis Corrêa, de Administração e Finanças, indicado pelo banco, disse que a Cassi tem tido déficits sucessivos, tanto no índice de solvência, quanto na reserva legal. Segundo ele, a Cassi tem que aumentar a receita. No entanto, os diretores eleitos, destacaram que o estudo da consultoria contratada pelo BB como parte do acordo do ano passado, chegou à conclusão de que o equilíbrio do plano só será alcançado caso haja uma mudança do modelo curativo para o modelo preventivo. Além da necessidade de investimento em novas tecnologias, tendo constatado, ainda, que as despesas administrativas estão menores do que o observado no mercado.

A representante titular da Fetraf-RJ/ES na CEE/BB, Rita Mota, faz coro com William Mendes na defesa do fortalecimento da estratégia preventiva. “A expansão do modelo de Estratégia da Saúde da Família é uma necessidade urgente. Com este modelo os custos são reduzidos, sem nenhum prejuízo para o atendimento dos usuários”, avalia a sindicalista. Rita também destaca que esta estratégia é fundamental e urgente para assegurar a saúde financeira da caixa de assistência. “Esta redução de custos não pode demorar a acontecer, para não colocar em risco o equilíbrio da Cassi. A situação já esteve tão crítica que em 2016 fomos forçados a aprovar a criação de uma contribuição extraordinária, que pesa do bolso dos bancários. A solução tem que vir o quanto antes, principalmente nesta conjuntura política de sucateamento das estatais”, conclui a dirigente.

Conselho de usuários

A Conferência homologou os nomes dos integrantes do Conselho de Usuários da Cassi. O mandato é para os próximos dois anos. Foram eleitos cinco representantes dos usuários, dois dos funcionários da ativa, um de usuário do Cassi Família e um de pensionistas.

A Fetraf-RJ/ES foi representada no evento pelo secretário-geral Sérgio Farias, que é membro da CEE/BB. Os sindicatos da Baixada Fluminense, Petrópolis e Rio de Janeiro enviaram representantes à X Conferência.

 

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES com informações do Seeb-Rio