ComuniCUT se reúne e recebe representante da TVT

A última reunião do Coletivo de Comunicação da CUT-RJ neste ano aconteceu no auditório do Senge na tarde do último dia 03. Na pauta, além das questões de organização e desdobramentos do encontro anterior, uma apresentação da TVT – TV dos Trabalhadores feita por Valter Sanches, diretor da TVT e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Sanches veio ao Rio para apresentar a TVT, que acaba de iniciar a transmissão em sistema digital, e propor uma parceria para que seja criada uma sucursal da emissora no Rio de Janeiro. Inaugurada em agosto de 2010, a emissora foi conquistada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC depois de uma luta 22 anos, iniciada quando Lula era deputado federal. Hoje, a emissora troca programas com a TV Brasil, transmitindo e também produzindo dois programas que já integram a grade de programação da emissora estatal. A TVT é transmitida em canais UHF, por assinatura (Net), aberto (Canal 13 de Mogi das Cruzes) e 14 TVs comunitárias país afora. Para quem não está nas áreas de abrangência para transmissão, a programação está disponível também no site www.tvt.org.br e no YouTube, além dos celulares, através de um aplicativo próprio para o sistema Android.

Durante a reunião, os integrantes do coletivo apresentaram o resultado do trabalho dos GTs formados no encontro anterior: Eventos, Materiais, Audiovisual e Rede ComuniCUT. O grupo de Eventos apresentou uma agenda de mobilizações dos movimentos sociais fluminenses que acontecem nos próximos dias e que terão a participação de integrantes do coletivo. A tarefa do grupo de Materiais foi redigir um manifesto do grupo sobre a necessidade de democratizar a comunicação e regulamentar a mídia para ampliar a democracia. O grupo de Audiovisual apresentou uma proposta de criação de um programa híbrido de rádio e TV a ser produzido pelo coletivo. E o grupo Rede ComuniCUT já havia feito a maior parte das tarefas designadas e apenas solicitou os últimos contatos dos integrantes para incluir nos grupos de e-mail, Facebook e WhatsApp criados para aprimorar as comunicação entre os integrantes.

O diretor de imprensa da Fetraf-RJ/ES, Paulo d’Tarso, está animado com o futuro do coletivo. “Temos muitas tarefas a cumprir em 2015 na área da comunicação sindical e popular. E estamos vendo pela primeira vez a real possibilidade de integração entre os sindicatos da capital e do interior, porque tem crescido muito a participação de entidades de todo o estado”, comemora o sindicalista. Além dos representantes da Fetraf-RJ/ES, participaram do encontro também dirigentes e assessores dos sindicatos dos bancários de Angra dos Reis, Macaé, Niterói e Três Rios.

Depois da reunião foi realizada uma breve confraternização entre os integrantes do ComuniCUT para encerrar as atividades do ano.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES