Campos: Sindicato paralisa Itaú por demissões

Duas agências no centro de Campos tiveram paralisação de 24 horas nesta quarta-feira, 11. O motivo da atividade foi protestar contra as demissões de funcionários. No último mês, foram seis bancários dispensados: dois antes da greve, um durante e três depois. “Nos últimos seis meses, já são quase 50 dispensas em agências da região”, informa Hugo Diniz, presidente da entidade.

O banco Itaú teve lucro de R$ 17,694 bilhões de janeiro a setembro deste ano, quase R$ 3 bilhões a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. Mesmo assim, continua apostando no enxugamento da folha como forma de reduzir custos e maximizar os lucros.

A novidade é o serviço Personalité Digital, que virtualizou o atendimento dos clientes de alta renda. Com esta medida, o número de bancários das agências do segmento foi drasticamente reduzido. Com o avanço do sistema digital, o número de bancários cortados cresce dia a dia. “Também tivemos o fechamento de uma agência do banco nos últimos meses. Eram 13 unidades, agora restaram 12”, informa o presidente do sindicato.

O Seeb-Campos já estuda formas de pressionar o banco para reverter as seis últimas demissões. “Numa delas temos forte impressão de que se tratou de retaliação. O bancário dispensado participou ativamente da greve e desconfiamos que o banco o demitiu para usá-lo como exemplo para os outros funcionários”, avalia Diniz.