Campos: Sindicato paralisa Itaú por ar-condicionado quebrado

Nesta terça-feira, 05, o SBTRAF Campos paralisou a agência do Itaú nº 8288 – Sete de Setembro por tempo indeterminado. O motivo da atividade é o sistema de ar-condicionado, que não funciona há mais de dez dias.

Após diversas denúncias, comprovadas pelos sindicalistas em visita ao local, foi constatado que a agência não tem condições de atendimento e trabalho. Os dirigentes verificaram que, para que tenham um mínimo de conforto térmico para trabalhar, os bancários da unidade se vêem obrigados a comprar ventiladores. Com as altas temperaturas do verão, o calor na unidade é insuportável, representando ameaça à saúde tanto dos empregados, quanto dos clientes e usuários, que sofrem com a temperatura altíssima e sufocante.

A situação não é nova e a causa é o sistema de refrigeração obsoleto, reiteradamente negligenciado pelo banco, que só promove reparos no equipamento quando é pressionado por paralisações. Por vários anos o banco contorna a situação fazendo consertos paliativos e insiste em manter o equipamento inadequado e obsoleto, ao invés de substituí-lo por outro mais moderno e adequado às necessidades da unidade.

Mais uma vez o Itaú demonstra descaso com seus funcionários e com a população, negligenciando as condições de atendimento e trabalho adequadas em suas instalações. Enquanto deixa bancários, clientes e usuários abafados, o banco contabiliza lucros cada vez mais altos, que o colocam na dianteira da lucratividade do sistema financeiro brasileiro.

Participaram da atividade dirigentes do sindicato e também da Fetraf-RJ/ES e da Contraf-CUT.