Campos: Sindicato fecha Itaú e Santander por falta de ar-condicionado

O mau funcionamento dos sistemas de climatização das agências bancárias em Campos motivou o fechamento de unidades do Itaú e do Santander nesta semana. O banco brasileiro foi paralisado na segunda-feira, 19, e o espanhol, na quarta, 21. Outros estabelecimentos bancários do município também apresentam problemas, como o BB da Avenida Pelinca.

Para o presidente da entidade, Rafanele Pereira, não há justificativa para uma agência bancária funcionar sem condições adequadas de climatização. “Isso é um descaso que não podemos permitir. Não há desculpa possível para os bancos, que tanto têm lucrado neste país. Não pode ser falta de dinheiro”, criticou o sindicalista. No caso do Itaú, a demora em resolver a situação, depois da reclamação do sindicato, motivou a paralisação. “Assim que recebemos as denúncias, procuramos a agência, conversamos com a gerência, e a resposta foi para esperarmos. Isso não existe. É um reparo simples. O que vão dizer? Que o Itaú não tem dinheiro? O Itaú que fechou o ano passado com um lucro de R$ 24 bilhões não pode providenciar o conserto de um aparelho de ar condicionado?”, questionou o sindicalista.

O Santander, que comemorou lucro recorde em 2017, vem apresentando vários proble3mas. Foi a segunda vez em três meses que o Sindicato paralisou as atividades em unidades no município. Em dezembro foram todas as cinco agências da base: duas na Avenida Pelinca, uma na Rua 13 de Maio, uma no calçadão e uma no distrito de Goitacazes. Além da paralisação motivada pela falta de ar-condicionado, os outros protestos foram contra uma série de medidas tomadas pelo banco sem que houvesse negociação com a categoria. “O Santander foi o primeiro banco a aplicar a reforma trabalhista que retira direitos. É um banco que não respeita seus funcionários, seus clientes e que chega ao ponto de demitir dirigentes sindicais, em uma afronta clara ao direito democrático de liberdade de organização dos trabalhadores”, ressaltou Rafanele.

 

Com informações do Sbtraf-Campos