Campos: Itaú demite e sindicato paralisa agência

A agência do Itaú no distrito de Guarus, em Campos, abriu uma hora mais tarde na manhã desta quarta-feira, 10. O retardamento da abertura foi uma atividade promovida pelo Sindicato dos Bancários em protesto contra demissões ocorridas na última segunda-feira. Dois gerentes gerais – um da agência paralisada, outro da unidade do município de São João da Barra – e um assistente de gerente da agência Quissamã foram demitidos sem justa-causa.

Durante o protesto os dirigentes sindicais fizeram reunião com os funcionários e deram informações sobre o andamento da Campanha Salarial, que acaba de começar. O calendário, a dinâmica das negociações e as principais reivindicações econômicas e sociais foram discutidas com os trabalhadores antes da abertura da unidade.

Ainda durante a reunião os bancários foram orientados a procurar os benefícios que são garantidos pela Convenção Coletiva. “É importante que as bancárias que vão sair em licença-maternidade solicitem a licença ampliada, que os que estão em período de estabilidade pré-aposentadoria notifiquem o banco, que os bancários que ainda não tiraram o abono-assiduidade o façam o mais rápido possível. Estas são conquistas garantidas pela CCT e os bancários e bancárias devem ficar atentos, para não deixarem de aproveitar aquilo que é seu direito. É preciso também que mantenham seus exames de saúde em dia, para que qualquer doença ocupacional fique registrada”, recomenda Hugo Diniz, presidente do Sindicato dos Bancários de Campos.