Cai veto ao projeto sobre eleição ao Conselho de Administração do BRB

O Banco Regional de Brasília (BRB), mais uma vez, na contramão do que já praticam o BB e a Caixa, e ao contrário do que prega uma governança cada vez mais transparente, negou, novamente, em resposta a ofício enviado pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, a eleição de um funcionário para o Conselho de Administração do banco.

Isso ocorreu mesmo depois de o governador Agnelo Queiroz, em audiência com as instituições que organizaram o projeto “Repensando estrategicamente o BRB” (Sindicato, Fetec Centro Norte, BRB Clube, AFABRB e AABR), ter dito que esta questão seria resolvida ainda em seu mandato.

A boa notícia é que a Câmara Legislativa derrubou o veto do governador ao projeto aprovado naquela casa em dezembro de 2013, que versa sobre a eleição de funcionários para o Conselho de Administração das empresas estatais do Distrito Federal.

O projeto, que “dormia” em uma comissão da Câmara, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), após intensa mobilização do Sindicato na Casa foi resgatado pelo deputado Chico Leite, levado a plenário na última sessão do ano de 2013 e aprovado por unanimidade. Porém, em um ato inexplicável, o governador o vetou, medida que foi derrubada agora pela Câmara.

Seguindo o rito, o projeto vai agora ao governador para promulgação. Caso ele não o faça, a Câmara o promulgará. Tornando-se lei, ele tem de ser regulamentado. Esses passos serão acompanhados cuidadosamente pelo Sindicato.

“O Sindicato espera que desta vez o projeto seja convertido em lei, e possa democratizar os conselhos de administração das empresas estatais do DF, incluindo aí o BRB. É um passo decisivo para uma nova configuração da governança no banco, que preza pela transparência absoluta”, destacou o diretor do Sindicato, Eustáquio.

Fonte: Seeb-Brasília