BRASIL APRESENTA POLÍTICAS PÚBLICAS NO VI FÓRUM SOCIAL

As 150 mil pessoas esperadas para o Fórum Social Mundial, que começa amanhã e termina dia 29/01, em Caracas (Venezuela), terão a oportunidade de conhecer e debater políticas e programas desenvolvidos pelo governo brasileiro. Representantes da delegação do Brasil vão discutir e apresentar as iniciativas do País no enfrentamento de questões centrais para o desenvolvimento sustentável de uma nação, tais como integração latino-americana, participação social, agricultura familiar, economia solidária, participação da mulher na formulação de políticas públicas e direitos humanos. Os membros da delegação do Brasil estarão participando de 30 meses de debates.

No local do evento haverá um stand denominado “Espaço Brasil”, organizado pelas entidades da coordenação brasileira do Fórum. O espaço vai contar com uma exposição de políticas do governo federal em parceria com a sociedade civil. Serão nove painéis: Fome Zero e Luz para Todos, Agricultura Familiar e Reforma Agrária, Democratização da Educação, Mercosul Cidadão, Participação Social, Turismo Social e Combate ao Turismo Sexual, Rede de Tecnologias Sociais, Água e Direitos da Criança e do Adolescente – os três últimos referentes a projetos da Petrobrás desenvolvidos nessas áreas. Todos os temas terão a disposição dos participantes do Fórum material em espanhol e português, o balanço de três anos do governo, a apresentação de vídeos e outros produzidos pelo governo para responder a demanda de informações sobre políticas públicas brasileiras.

Esta será a sexta edição do Fórum Social Mundial, realizado anualmente desde 2001. Trata-se de um espaço para a troca de experiências, formulação de propostas e articulação de movimentos sociais, ongs e outras organizações da sociedade civil. Este ano, o fórum será realizado em três locais do mundo: Caracas (Venezuela), Bamako (Mali) e Karachi (Paquistão).

A delegação brasileira contará com representantes dos ministérios da Saúde; do Trabalho e Emprego; do Desenvolvimento Agrário; Minas e Energia; Ciência e Tecnologia; Educação; Meio Ambiente, e Secretaria-geral da Presidência da República, além das secretarias especiais da Igualdade Racial e de Direitos Humanos. O governo brasileiro também vai estar presente no Fórum de Bamako onde a ministra da Secretaria Especial da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro vai apresentar a experiência brasileira na promoção de políticas da Igualdade Racial.

 


(Fonte: Em Questão)

 

 

Fonte: