BB promete contratar concursados para BB de Angra

Em reunião na GEPES-Rio na última terça-feira, 14, o Sindicato dos Bancários de Angra obteve do BB a promessa de contratação de bancários para suprir a escassez de funcionários nas agências de Angra dos Reis e Itaguaí, as maiores da região da Costa Verde. Para Angra serão enviados sete novos bancários e para Itaguaí, cinco.

A escassez de funcionários nas duas agências não é um problema isolado. Em toda a região há uma dificuldade de manter os empregados. Mas em Angra e Itaguaí, que são agências grandes em cidades movimentadas, o caso era mais grave. “Nos meses de verão, quando a região recebe muitos turistas, a situação fica crítica. Já fizemos várias reclamações e chegamos a fazer uma paralisação de 24 horas em janeiro. Finalmente conseguimos conversar com a Gepes, que apresentou uma solução”, relata Rogério Salvador, presidente do Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis.

O problema se repete porque os novos funcionários precisam ficar por um ano e meio na mesma agência e só então pedem transferência. “Mas muitos acabam voltando a sua cidade de origem depois deste prazo. Com isso, já sabemos que a cada 18 meses teremos a mesma situação”, esclarece Rogério. “O problema persiste porque o BB não tem um sistema de substituição automática no caso de transferência de um bancário. Toda vez que a situação se apresenta é preciso que os sindicatos façam pressão para que o banco chame concursados para ocupar a vaga em aberto”, critica Sérgio Farias, representante da Fetraf-RJ/ES na CEE-BB. O dirigente informa, ainda, que a Comissão já acompanha este tipo de situação em vários estados e que continuará atenta e cobrando do banco que supra as carências de pessoal.

Perspectiva

Segundo Rogério Salvador, os representantes da Gepes já adiantaram que a carência de pessoal em agências do interior deve permanecer por mais alguns meses. “A Gepes informou que a prioridade para 2015 e 2016 é suprir a dotação para as agências do Centro do Rio de Janeiro, por causa das Olimpíadas. A situação só será normalizada, se chegar a ser, a partir de 2017”, relata o sindicalista.

Estiveram presentes à reunião, além de Rogério Salvador e Sérgio Farias, o diretor do Seeb- Angra Roberto Fernandes de Oliveira. O BB foi representado pelo gerente geral da Gepes-Rio, David de Aquino Filho, e por Deuseli Fernandes Moreira, gerente da Superintendência de Negócios Varejo e Governo.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES