Bancos se recusam a aceitar boletos inferiores a mil reais e geram transtorno em Três Rios

Algumas agências bancárias do município de Três Rios estão se recusando a receber boletos e depósitos inferiores a R$ 1.000,00. Após os clientes e usuários ficarem na fila do banco, que na maioria das vezes é longa, ele ouve do funcionário do guichê do caixa que a conta deve ser quitada nas agências dos Correios ou em outros correspondentes bancários. Já há bancos fazendo até triagem na hora da retirada da senha.

Essa situação vem causando transtorno e até mesmo irritando as pessoas que querem pagar seus boletos nas agências e não conseguem. Para tentar sanar o problema, o Sindicato dos Bancários de Três Rios e região solicitou, através de oficio, junto ao Poder Público, que fiscalize as agências em conjunto com o Procon e o Legislativo.

“Pedimos aos clientes e usuários que entendam a posição dos funcionários que são obrigados a tomarem essas atitudes em cumprimento às determinações dos banqueiros. Entretanto, orientamos que exijam os seus direitos de consumidor, pois os banqueiros, não querendo fazer novas contratações e diminuindo os postos de trabalho, tornam cada vez pior a vida dos funcionários, clientes e usuários”, explicou o presidente do sindicato, Nilton Damião Esperança.

Segundo a assessoria jurídica do sindicato, o que vem sendo feito pelos bancos é contra lei. Nas resoluções nº 2878/2001 e nº 3694/2008, do Banco Central do Brasil, pode-se constatar que as agências bancárias não podem proceder desta forma, pois é proibido negar atendimento de guichês de caixa, mesmo que exista caixa eletrônico.

O Sindicato dos Bancários está organizando uma mobilização para tentar coibir a orientação que está sendo passada aos usuários.

Fonte: Entre-Rios Jornal