Bancários do RJ e ES realizaram 20ª Conferência Interestadual

Reunidos em Três Rios nos últimos dias 18 e 19 de maio, os bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo discutiram a conjuntura econômica, política a sindical e definiram as reivindicações da base que serão encaminhadas ao evento nacional. Participaram do evento 448 bancários, sendo 117 mulheres e 331 homens.

20aConf_RJES_PalestrantesA abertura do evento aconteceu no dia 18, sexta-feira, na sede do Sindicato dos Bancários de Três Rios. No dia 19 aconteceu a parte deliberativa da conferência, no Clube Atlético Entre Rios. Depois da abertura e da leitura e aprovação do regimento interno, o técnico do Dieese Fernando Amorim apresentou uma avaliação dos impactos da reforma trabalhista na Convenção Coletiva dos Bancários. Em seguida, a professora Gisele Cittadino, coordenadora da pós-graduação em Direito da PUC-RJ, falou sobre Democracia e Direito: a judicialização da política. A terceira exposição foi do assessor jurídico da Fetraf-RJ/ES, Bruno Moreno, que falou sore Reforma Trabalhista. Por último, foi feita discussão e apresentação de propostas para a Conferência Nacional, com base no Caderno de Subsídios elaborado pela Contraf-CUT.

A 20ª Conferência Interestadual também serviu para definir a delegação que representará os dois estados no evento nacional. O grupo é composto por 80 delegados e 3 observadores.

O evento teve também a presença do deputado estadual Gilberto Palmares (PT), do vereador do Rio de Janeiro Reimont (PT) e do candidato a deputado estadual pelo PSOL, o bancário da CEF Francisco Branco.