Bancários protestam contra abertura de capital da Caixa

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro percorreu as agências da Caixa Econômica Federal na manhã desta quarta-feira, dia 28. O objetivo da caravana foi protestar contra a ameaça de abertura do capital da Caixa, que tem sido ventilada pela mídia desde o final de dezembro.

A Caixa é o único banco de varejo 100 % federal e responde pelos principais programas sociais do governo. Fundada há 154 anos, sempre foi estatal e prestou serviços importantes e pioneiros, como a abertura de contas de poupança para negros escravizados. Hoje, a Caixa é responsável pela maior fatia do financiamento imobiliário e pelo mais amplo programa habitacional popular da história do Brasil, o Minha Casa, Minha Vida. O Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e o PIS são pagos pela Caixa, que também é o banco depositário de todas as contas de FGTS. A abertura de capital representa risco para estes serviços, que não dão lucro e que, portanto, não são interessantes para um banco que tem que apresentar resultados para acionistas.

Os sindicalistas também têm receio de que o ambiente de trabalho sofra uma significativa degradação caso o capital da Caixa seja aberto. O exemplo do Banco do Brasil está presente, demonstrando que um banco de capital aberto acaba se transformando num banco de mercado como outro qualquer. E isso significa aumento da pressão pelo atingimento de metas, mais assédio moral e mais adoecimento, entre outras mazelas.

Em todo o país sindicatos de bancários têm protestado contra esta possível mudança, ressaltando que tanto os trabalhadores quanto os clientes e usuários dos serviços sociais serão severamente  prejudicados em prol dos lucros dos acionistas.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES