ANGRA: Diretor da Fetraf-RJ/ES conversa com bancários sobre Caixa 100% pública

O diretor de Bancos Públicos da Fetraf-RJ/ES e membro da CEE Caixa, Luiz Ricardo Maggi, esteve visitando agências na base do Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis na última semana. O objetivo foi debater com os bancários da região sobre a importância de manter a Caixa 100% pública, as ameaças à empresa e as mudanças que já estão acontecendo neste sentido.

A receptividade dos funcionários foi excelente. “Todos se mostraram preocupados com a situação e dispostos a resistir. Esta é a postura que se espera de todo o funcionalismo num momento de tamanha gravidade. É preciso que estas reuniões se multipliquem por todos os sindicatos filiados para que os empregados da Caixa estejam conscientes e mobilizados para enfrentar as ameaças”, exorta Maggi. Mas engajar trabalhadores do banco não é suficiente. “É fundamental que toda a sociedade se una ao esforço para manter a Caixa 100% pública, prestando seus serviços à população. Os políticos locais também têm que se comprometer com esta luta, que é do maior interesse do povo brasileiro”, conclui o sindicalista.

Além de debater a ameaça de privatização da Caixa, Maggi também conversou com os bancários sobre a reforma trabalhista, que já está em vigor, e os riscos que correm os empregados do banco. Outro assunto discutido foi o acordo coletivo de dois anos firmado no ano passado, que assegura direitos a toda a categoria bancária até setembro do ano que vem.

Foram dois dias percorrendo agências. Na quarta-feira, 22, a primeira reunião foi no auditório do Sindicato dos Bancários, no município-sede. À tarde foi a vez da agência do Parque Mambucaba. Estava prevista uma visita à agência de Paraty, mas um forte temporal e queda de energia em todo município impediram que a programação fosse cumprida – Maggi deve retornar em breve para a visita. Na quinta-feira, 23, foi a vez de Seropédica, pela manhã, e Itaguaí, à tarde.

 

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES, com informações do Seeb-Angra