Angra: Caixa, HSBC, Itaú e Santander não comparecem a reunião na Câmara

A Comissão dos Direitos do Trabalhador e Consumidor da Câmara dos Vereadores de Angra dos Reis convidou o Sindicato dos Bancários e representantes de seis bancos para uma reunião ordinária em que seriam discutidos os problemas no atendimento bancário. Os membros da comissão foram informados dos protestos e entrevistas realizadas pelo sindicato para denunciar a recusa dos bancos em receber pagamentos e depósitos de baixo valor na boca do caixa e decidiram interpelar as empresas. A reunião aconteceu no ultimo dia 18 e somente BB e Bradesco enviaram representantes.

Curiosamente, os dois bancos que compareceram são os que não têm restringido o acesso dos clientes e usuários. “Aqui em Angra, Bradesco e BB estão recebendo todas as operações. Mas em alguns municípios de nossa base há problemas desta natureza em agências destes bancos. No Bradesco de Parati, por exemplo, temos muitos problemas com restrição de atendimento”, informa Jorge Valverde, diretor do sindicato, que representou a entidade na reunião.

Nos demais bancos – que não compareceram à reunião, nem enviaram justificativas – há problemas também na cidade sede do sindicato. “O Itaú é o pior de todos. Já chega a ter agência brigando com agência. Os bancários de uma unidade não permitem que os clientes entrem e os mandam para outra, também do Itaú”, relata Valverde.

Leis

Angra dos Reis já tem lei da fila e está em tramitação na câmara municipal um projeto que trata de segurança bancária. Infelizmente, tarde demais. O PL ganhou força depois que um bancário e uma vigilante foram mortos por criminosos durante uma assalto ao PAB do Santander localizado na obra da usina nuclear de Angra 3, em agosto de 2013.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES