ACORDO APROVADO!

A maioria absoluta de bancárias e bancários espalhados pelo Brasil, aprovaram a Convenção Coletiva de Trabalho Nacional (CCT) que garante direitos para a categoria. Resultado de muitos dias de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Também foram aprovados os acordos coletivos dos bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, BASA e Banco do Nordeste).

O acordo garante reajuste salarial e abono de R$ 2 mil em 2020, aumento real em 2021, além da manutenção dos direitos da Convenção Coletiva e dos acordos específicos dos bancos públicos. O resultado da negociação foi positivo para o Comando Nacional dos Bancários.

Para o Presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Nilton Damião Esperança, “o resultado do acordo é fruto de muito trabalho e competência do Comando Nacional. Aliado a isso, a mobilização dos 13 sindicatos que compõem a base da Fetraf RJ/ES, e de toda a categoria, fizeram com que chegássemos numa proposta que julgamos ser positiva, se formos analisar a conjuntura do país, onde os trabalhadores estão em situação desfavorável”.

Para 2021, o acordo garante a reposição do INPC acumulado no período (1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) e aumento real de 0,5% para salários e demais verbas como vale-alimentação e vale-refeição, assim como para os valores fixos e tetos da PLR. A proposta prevê ainda a manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho e dos acordos específicos de bancos públicos por dois anos.

JUNTOS SOMOS FORTES!