ABN MULTADO EM US$ 80 MILHÕES

O ABN Amro terá que pagar multa nos EUA por violar as leis contra lavagem de dinheiro e sanções contra o Irã e a Líbia. A ação é do Fed (o Banco Central Americano) e do Departamento do Tesouro, baseada em informações descobertas pelo próprio banco, em investigações internas.

O banco foi acusado de falsificação de registros de transferência em uma agência de Dubai (Emirados Árabes Unidos) para esconder a identidade de empresas ou clientes líbios e iranianos que enviaram dinheiro aos EUA para comprar produtos americanos. Quando essas operações aconteceram, o governo americano considerava a Líbia e o Irã estados apoiadores do terrorismo. Por isso, empresas americanas operando nos EUA não podiam fazer negócios com empresas desses países.

A multa, uma das maiores já impostas no setor bancário americano, foi por acusações de falha no monitoramento de atividades suspeitas, de negligência na comunicação de incidentes suspeitos, de falha na investigação dos clientes e pelo banco ter exagerado a qualidade de seus controles internos para as agências reguladoras do governo americano.

Fonte: