Bancários assinam acordo com a Fenaban

Nesta sexta-feira, dia 4 de agosto, foi assinada a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária em todo o país, após aprovação em assembleias de bancários em sindicatos, em todo o Brasil, do acordo entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal, também foram assinados.

O acordo assinado com a Fenaban garante para este ano reajuste de 1,5% mais abono de R$ 2.000 e a reposição do INPC para demais verbas como vale-alimentação e vale-refeição, assim como para os valores fixos e tetos da PLR. Para 2021, haverá aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) e aumento real de 0,5% para salários e (para ver o resumo do acordo, clique aqui).

“Gostaria de elogiar e ressaltar a forma pela qual as negociações foram conduzidas pelo Comando Nacional e pela Fenaban. Que sirva de exemplo para as demais categorias. É importante e essencial o respeito de ambas as partes, para que se chegue em um resultado que ambos julguem ser satisfatório e justo. Queria parabenizar a postura dos sindicatos e, em especial, aos 13 sindicatos que compõem a base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Tivemos cerca de 90% de aprovação. Isso demonstra a confiança de bancárias e bancários em nosso trabalho e no trabalho de cada sindicato. Ainda mais se formos levar em consideração a situação do país e a crise sanitária mundial que estamos vivenciando”, ressaltou o presidente da Fetraf RJ/ES, Nilton Damião Esperança.

O evento ocorreu desde a manhã até o final da tarde no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.