TORTURA NAS FORÇAS ARMADAS

No último domingo o Fantástico, da Rede Globo, apresentou cenas de tortura no 20º Batalhão de Infantaria Blindado do Exército, em Curitiba. As vítimas eram da 2ª Companhia de Fuzileiros e estavam passando pelo “trote” para os novos sargentos, justamente no dia 25 de agosto, o dia do soldado. As práticas utilizadas no “trote” vão desde afogamento e tapas nas solas dos pés até choques e queimaduras com ferro quente.

Acompanhamento dos casos – “O tema [tortura nas forças armadas] é bastante delicado e, no Brasil, considerado tabu. Pela força, prestígio e poder que as Forças Armadas ainda desfrutam no país – não esquecer o recente período de ditadura militar – esta é uma questão onde não ocorrem investigações – quando há, em raros casos, são realizadas dentro da própria corporação – e sequer há punições.

Humilhações e coações são rotina. Episódios envolvendo maus tratos não são novidades nas Forças Armadas. Até documentos em vídeos já registraram coações físicas e psicológicas durante treinamentos: em 1993, a imprensa brasileira teve acesso a uma fita que mostrava soldados do Exército sugando o sangue de galinhas mortas. Também há registros de casos de suicídios motivados por humilhações e coações psicológicas.

O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, tem registrado 23 casos, nos últimos dez anos. Casos que se tornaram de algum modo, públicos. Entretanto, somente em quatro desses casos houve continuidade da denuncia feita. Em todos os outros casos, pressionadas de diferentes formas, as pessoas desistiram de suas denúncias.”


(Fonte: Grupo Tortura Nunca Mais)

Conheça os casos e mais detalhes no site do Grupo Tortura Nunca Mais: www.torturanuncamais-rj.org.br

Fonte: