Sindicatos da base protestam contra medidas do Santander

dialutaSanta20-12-17NOVOO Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis percorreu os cinco municípios da base distribuindo jornal específico dos trabalhadores do Santander. A atividade continuou durante a quinta-feira, dia 21.

O sindicato da Baixada Fluminense fez atividades com falação em duas agências do Santander em São João de Meriti. Os sindicalistas falaram sobre as reformas trabalhista e da previdência e sobre as mudanças que o Santander já implementou, com base na nova legislação em vigor.

As cinco agências do Santander em Campos ficaram fechadas durante todo o expediente bancário. A mobilização começou cedo nas agências da Rua 13 de Maio, calçadão e Goitacazes, além das duas da Avenida Pelinca.

No Espírito Santo foram paralisados o prédio onde fica a Superintendência estadual do Santander e a agência que localizada no mesmo edifício, na Reta da Penha, em Vitória. A paralisação foi mantida durante todo o expediente.

Na base do Sindicato dos Bancários de Niterói houve paralisação de quatro agências do município-sede. E ato em todas as agências da região central de São Gonçalo, com apresentação teatral e distribuição de cartilhas sobre a reforma trabalhista.

O Sindicato dos Bancários de Macaé retardou até o meio-dia a abertura da agência do Santander no centro do município. Os sindicalistas conversaram com os bancários sobre a as medidas arbitrárias impostas pelo banco e distribuíram material informativo. Nas demais agências do banco na cidade também houve entrega de material aos trabalhadores.

O sindicato de Petrópolis realizou retardamento da abertura de todas as agências do Santander na cidade até o meio-dia.

No Rio de Janeiro ficaram fechadas durante todo o dia 35 agências no grande Centro, mais o call center e os prédios administrativos “Realzão” e Pio X. Num dos piquetes ocorreu um fato pouco comum: um cliente reclamou da atividade e os demais o contestaram, defendendo a ação dos sindicalistas e criticando o banco pelas medidas implementadas contra os funcionários.

Em Teresópolis foi realizado ato em frente às agências do Santander, com distribuição de panfletos, e reunião no interior das agências para esclarecer sobre o dia de luta em todo o país.