Senado aprova MP 777 e cria a TLP

AFBNDES rejeita a aprovação da Medida Provisória, que encarece e dificulta o financiamento de investimentos de longo prazo no país e a competividade da indústria

O Plenário do Senado Federal aprovou ontem (5) por volta das 19h, por 36 votos a 14, o Projeto de Lei de Conversão 27/2017 (MP 777), que muda a taxa de juros para novos empréstimos do BNDES. O texto cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) para substituir a TJLP a partir de janeiro de 2018. Como o texto já havia sido aprovado pela Câmara, seguirá agora para sanção do presidente da República.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), forçou para que a votação acontecesse ainda na terça-feira. O temor do Banco Central era o de que, com o feriado da Independência, o quórum do Senado caísse, impedindo a votação da matéria. A medida tinha validade até hoje e caducaria nesta quinta-feira, 7 de setembro.

A AFBNDES rejeita a aprovação da MP 777, que encarece e dificulta o financiamento de investimentos de longo prazo no país, a competitividade da indústria, além do apoio aos estados e municípios. Com a medida, a crise econômica tende a se agravar nesse momento tão sensível para o país. “A nova medida enfraquece o BNDES na sua natureza de financiar o desenvolvimento econômico e social. É preciso ressaltar que não existe no país instituição que possa tomar tal lugar, visto que os juros devem seguir altos e instáveis, o que cria barreiras para a retomada do crescimento e da geração de empregos”, afirma Thiago Mitidieri, presidente da AFBNDES.

Agora a Associação espera que estados, municípios, indústria, entre outros tantos setores que serão prejudicados pela medida, se unam para forçar o presidente Temer a vetar a medida.

 

Fonte: AFBNDES