SantaderPrevi: terminam quinta-feira, 03, eleições para representação dos participantes

Começaram hoje, 28/07, e vão até 03 de agosto as eleições para representantes dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal do SantanderPrevi, um dos fundos de pensão dos empregados do Santander. As últimas eleições, realizadas em 2011, não tiveram representantes legítimos dos trabalhadores.

Em 2001 foi publicada a lei 109, que determina que os fundos de pensão privados tenham representação dos participantes em seus conselhos. Mas, ao contrário da lei 108, que rege os fundos de estatais, a lei 109 não prevê como será a escolha dos representantes. Com esta brecha, alguns fundos nem sequer realizam processos eleitorais.

A abertura do processo eleitoral do SantanderPrevi em janeiro/fevereiro de 2011 mostrou esta distorção. A comissão eleitoral permitia apenas o registro de candidaturas de pessoas indicadas pelo banco. A diretora da Fetraf-RJ/ES Luiza Mendes e o atual candidato a conselheiro deliberativo, Orlando Puccetti Jr., entraram com ações contra o processo eleitoral, que foi suspenso por força de liminar e, mais tarde, em definitivo, por decisão do TJ-SP.

Agora, finalmente, o banco abriu um processo eleitoral democrático com as candidaturas de Patrícia Bassanin Delgado para o Conselho Fiscal e Orlando Puccetti Junior para o Conselho Deliberativo. A chapa oponente, que tem apoio do banco, é formada por executivos. “Patrícia e Orlando são oriundos do movimento sindical e vão atuar a favor dos empregados. Já a outra chapa representa risco para os participantes. Um candidato é diretor e o outro é superintendente do banco. Jamais vão contrariar os interesses da direção do Santander”, alerta Paulo Garcez, diretor da Fetraf-RJ/ES.

A eleição de representantes legítimos dos participantes vai permitir que os segredos do SantanderPrevi sejam revelados. Em 2016 o SantanderPrevi foi denunciado à Superintendência Nacional da Previdência Complementar – PREVIC pelo prejuízo de R$ 36 milhões numa das carteiras de investimento. O Ministério Público também já investiga o fundo por irregularidades na administração dos recursos. Por causa da má gestão, que não divulga corretamente decisões de negócios, nem resultados de operações, as reservas dos trabalhadores da ativa foram reduzidas em 20%. “Essa eleição é de extrema importância principalmente para nós, bancários oriundos do Banco ABN Amro Real. Por isso, devemos estar todos empenhados em eleger os nossos companheiros.  Só assim teremos certeza de que nossa voz será ouvida”, destaca Luiza Mendes, diretora da Fetraf-RJ/ES.

A votação será feita pelo site www.santanderprevi.com.br e o voto é secreto. Os funcionários da ativa também podem acessar diretamente a área restrita do site através de link disponível no Portal RH do banco, na página da SantanderPrevi.

Acesse aqui o jornal preparado pela Afubesp sobre as candidaturas de Patrícia e Orlando.

 

Fonte: Fetraf-RJ/ES